Sonic 2, lançado em 1992 para Mega Drive, pode ser considerado um dos grandes clássicos dos videogames. Com versões para múltiplas plataformas, ganhou uma especial remasterizada para Android e iOS em 2013, encabeçada pelo programador Christian Whitehead, com áudio melhorado e taxa de quadros a 60 fps.

Na época, o game inovou com novos elementos que popularizaram a série — como a introdução do personagem Tails e do Super Sonic — e faria a Sega, enfim, bater de frente com a Nintendo na guerra dos consoles dos anos 90.

A produção, porém, não foi das mais simples. Yuji Naka, principal programador do primeiro Sonic, estava insatisfeito com a Sega e quase pediu demissão. A pedido de Hirokazu Yasuhara, game designer que se tornaria diretor de Sonic 3 e Sonic & Knuckles, reconsiderou e aceitou uma oferta para trabalhar na Sega dos EUA, com a promessa de que ganharia mais e teria mais liberdade criativa desde que liderasse o time de Sonic 2.

Confira abaixo algumas outras curiosidades do game:

Passado e futuro

A produção de Sonic 2 foi bastante conturbada por conta do tempo restrito para o lançamento. Para aproveitar o sucesso do primeiro jogo e lançá-lo durante o período de festas no final do ano de 1992, os desenvolvedores foram obrigados a riscar algumas ideias promissoras do papel.

Uma delas é a mecânica que faria Sonic viajar no tempo para derrotar o Dr. Ivo "Eggman" Robotnik, com diferentes fases se passando em épocas distintas. Algumas delas permaneceram no jogo, como a Hill Top Zone representando o passado e a Chemical Plant Zone no futuro.

Esse elemento acabou incorporado depois ao Sonic CD, que foi produzido por Naoto Oshima, designer do Sonic. Curiosamente, ambos os games foram desenvolvidos na mesma época, com Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara trabalhando com uma equipe nos EUA e Oshima liderando seu time no Japão.

... ,1.56521739 L8.375,0.260869565 L4.625,0.260869565 L4.625,0.260869565 Z M6.5,10.0434783 C4.775,10.0434783 3.375,8.5826087 3.375,6.7826087 C3.375,4.9826087 4.775,3.52173913 6.5,3.52173913 C8.225,3.52173913 9.625,4.9826087 9.625,6.7826087 C9.625,8.5826087 8.225,10.0434783 6.5,10.0434783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> Protótipo desenhado por Hirokazu Yasuhara para uma possível viagem no tempo em Sonic 2 (Foto: Reprodução/Sonic Retro)

Fase secreta

Também por conta do tempo muitas fases acabaram sendo cortadas do jogo. Uma delas é a Hidden Palace Zone, que ganhou status de lenda na internet. Ela foi descoberta porque alguns traços da fase ainda estavam presentes no cartucho. Inclusive, ainda é possível acessá-la ativando um código no acessório Game Genie.

Os rumores em torno da Hidden Palace Zone foram tão intensos que a equipe que trabalhou na remasterização de Sonic 2 para mobile decidiu recriá-la no jogo como uma fase secreta, com direito a um chefão inédito. Ela é acessada por meio da fase Mystic Cave Zone.

Hidden Palace Zone em Sonic the Hedgehog 2 (Foto: Reprodução/Sonic Wikia)

Tails guaxinim?

Sonic 2 teve a introdução de um personagem parceiro de Sonic, mas seu desenho original é bem diferente do que conhecemos hoje. Miles Prower (um trocadilho com Milhas por hora) foi originalmente baseado em um tanuki, um guaxinim típico do Japão. Só que como em Super Mario Bros 3 há uma roupa que transforma Mario em um tanuki, os designers decidiram mudar o visual para evitar qualquer confusão.

Então, após um concurso interno, foi escolhido o desenho inspirado em um kitsune, uma raposa com múltiplas caudas do folclore japonês. Por fim, a Sonic Team decidiu apelidar o personagem de Tails.

Imagem de Tails feita pelo seu criador, Yasushi Yamaguchi (Foto: Reprodução/Pixiv)

Homenagens

Outra novidade de Sonic 2 que influenciou o restante da série foi a introdução da forma Super Sonic, que faz o personagem ficar invencível e com os pelos dourados. A referência aos super sayajins do mangá Dragon Ball Z é bastante óbvia, apesar de nunca ter sido admitida publicamente por Yuji Naka.

Além disso, Sonic 2 também introduziu a estação espacial Death Egg, construída por Dr. Robotinik para dominar o mundo. Além do nome, seu design lembra muito a Estrela da Morte dos filmes de Star Wars.

Apesar da óbvia semelhança com os super sayajins, homenagem nunca foi admitida (Foto: Reprodução/Sonic Wikia)

Final secreto

A versão remasterizada de Sonic 2 para smartphones conta com uma cena inédita ao final do game. Ela só aparece, porém, após coletar as sete Esmeraldas do Caos (pule o parágrafo se não quiser ler o spoiler).

Na cena, é possível ver a Death Egg caindo em chamas dos céus e colidindo com a Angel Island, a fase inicial de Sonic 3. Em outro momento é possível ver Knuckles observando Dr. Eggman por trás de um arbusto.

Fase (cancelada) dos chefões

Outra novidade da versão remasterizada de Sonic 2 é o modo Boss Attack Zone, em que é possível enfrentar todos os chefões em suas respectivas fases. Mas a ideia inicial de Christian Whitehead era criar uma zona inédita com todos os chefões em único ambiente.

Batizada de Egg Gauntlet Zone, a fase estava em estágio avançado de produção, mas acabou sendo cortada a pedido da Sonic Team, que não gostou muito da ideia. Mesmo assim, era possível acessar o local usando um mod, mas, após uma atualização, a Egg Gauntlet Zone foi completamente removida do jogo.

Special Stage secreto

Sonic 2 para smartphones conta com outra criação inédita de Christian Whitehead. Trata-se de uma oitava e secreta Special Stage — aquele minigame no meio da fase que permite coletar as sete Esmeraldas do Caos.

Essa Special Stage secreta só pode ser acessada desbloqueando o seletor de fases (tocar nas letras S, E, G e A, nessa ordem, e tocar com dois dedos para iniciar o jogo), selecionar a música 07 no Sound Test e entrar em Special Stage.

Sonic 2 para celulares tem um Special Stage secreto (Foto: Reprodução/DarkspinesSonic)

Novo personagem?

No Sonic 2 original, há um glitch na paleta de cores que faz com que Sonic fique verde e preto. Para causar o bug, é preciso liberar o modo debug e criar várias cachoeiras no Emerald Hill Zone.

Essa cor alternativa foi descoberta em meados dos anos 90 e apelidada pelos fãs de Ashura. Muitos acreditaram que Ashura seria algum personagem secreto colocado pelos programadores, mas na verdade ele não passa de um mero glitch. Mesmo assim, Ashura ficou tão popular que inspirou a criação do personagem Scourge The Hedgehog nas histórias em quadrinhos de Sonic.

Apesar disso, o truque não funciona na versão para mobile.

Ashura: o glitch de Sonic 2 que virou personagem oficial (Foto: Reprodução)

Sonic 2 em HD? Vai demorar

Desde 2008 um grupo de fãs tenta lançar uma versão de Sonic 2 com gráficos repaginados e em alta resolução para PC. Chamado Sonic 2 HD, o projeto esbarrou em vários problemas internos, chegou a ser cancelado e foi retomado em 2014.

Uma versão demo, ainda em fase Alpha e com apenas três zonas, foi lançada em setembro de 2017. Não há ainda uma data oficial de lançamento do projeto.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.