O Google impôs restrições a fabricantes de celular que desejem seguir a tendência do topete na tela – o recurso virou febre e marca presença no Zenfone 5, LG G7 ThinQ e iPhone X. As imposições, divulgadas no blog oficial para desenvolvedores do Android, estão relacionadas com alguns limites do que se pode fazer em termos de design, bem como a cuidados que deverão ser atendidos para que se garanta uma boa experiência de uso em celulares com esse tipo de design.

Para o Google, é importante que o topete na tela não cause desconforto na visualização de vídeos, apps em tela cheia e imagens e que celulares tenham, no máximo, dois entalhes.

Aplicação do entalhe no G7 apresenta os conceitos gerais do que o Google quer: notificações na mes espessura do "topete" e apps respeitando o limite (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Quer comprar um LG G7 barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

O Google estabelece que telefone deverá garantir uma área de notificações que tenha a mesma espessura do recorte na tela. Com o telefone celular – para assistir a um vídeo ou visualizar imagens em tela cheia, por exemplo – a regra é que fotos e vídeos não fiquem desfigurados pelo recorte e que esse tipo de material, quando maximizado, não invada a área de tela no entorno do topete.

Em relação ao design dos aparelhos, o Google diz que não será possível que um mesmo celular t

... enha três topetes numa mesma tela, mais de um topete numa mesma área ou que eles existam nas laterais do display.

Apps que usam tela cheia, vídeos e imagens devem respeitar a área do entalhe; como no aplicativo de câmera do Zenfone 5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Na prática, isso significa que se alguma empresa, poderá lançar um smartphone Android com topetes na parte de cima e de baixo da tela, mas não nas laterais e nunca em quantidade superior a dois. Também será impossível que o topo do aparelho tenha um entalhe dividido em duas porções: se tiver entalhe, ele terá que ser único.

O Android P, que deve começar a chegar aos usuários a partir de outubro, passará a incluir suporte estendido aos chamados entalhes na tela. Dessa forma, fabricantes terão ferramentas pré-definidas para adaptarem o sistema operacional às particularidades dos designs de seus aparelhos.

Com informações: Android Developer’s Blog e PC World

Como deixar o iPhone mais rápido? Usuários comentam no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.