As conexões sem fio de quarta geração fazem parte do cotidiano de metade dos brasileiros. É o que mostra o levantamento mais recente da Anatel, divulgado nesta sexta-feira (03). De acordo com o documento, o 4G representa 50,29% dos contratos de internet móvel no país. A rede está disponível em 4.071 cidades e alcança 94% da população.

De acordo com a agência reguladora, há mais de 118 milhões de clientes aptos a usar o 4G no celular, de um total de mais de 235 milhões de linhas ativas. O 3G é a segunda tecnologia mais popular, com 30% do mercado, enquanto o 2G representa outros 11%.

Primeiras redes 5G devem iniciar operação no Brasil em 2020, segundo relatório da Anatel (Foto: Divulgação/Intel)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Enquanto isso, a conectividade por 5G parece estar distante da realidade. As projeções da agência apontam para o uso comercial somente em 2020. Nos Estados Unidos, a quinta geração de redes móveis deve aparecer no máximo em mais 12 meses.

O relatório traz um raio x do setor. Por exemplo, aponta que existem mais clientes de pré-pago do que do pós-pago. No entanto, indica uma migração da primeira modalidade para a segunda, que costuma custar mais caro.

São Paulo ocupa o primeiro lugar no ranking de estados com linhas móveis: são 62 milhões de clientes na região. Na sequência aparecem Minas Gerais (22 milhões) e Rio de Janeiro (20 milhões). O maior crescimento dos últimos 12 meses foi visto no Amazonas, com a ativaçã

... o de 147 mil linhas.
Telefonia móvel no Brasil
Participação de mercado por grupo empresarial
Fonte: Anatel / Dados divulgados em agosto de 2018

A operadora Vivo conquistou a maior parcela do mercado, com 32% das linhas em uso. A Claro aparece em segundo lugar, com 25%. TIM (24%) e Oi (16%) completam a lista.

Com informações: Anatel

Qual operadora de celular tem os melhores planos de Internet ilimitada? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.