Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Ser um bom top laner em League of Legends requer atenção, reflexos apurados e muito aprendizado. O jogador da rota superior precisa conhecer mecânicas básicas de estratégia, saber a hora certa de lutar, usar os feitiços de invocador a favor da equipe e escolher bons campeões para se dar bem nas partidas. Confira abaixo algumas dicas para não fazer feio em Summoner's Rift.

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

O topo é o jogador responsável por guardar a rota superior no mapa de LoL. Assim como as demais posições do mapa, o top laner precisa abater tropas para acumular ouro, comprar itens para crescer no jogo, trocar dano com o adversário, se posicionar em lutas coletivas e derrubar estruturas. O top laner, entretanto, é responsável por obrigações específicas.

Por estar mais próximo ao covil do Arauto do Vale, do Barão Na'Shor e do Aronguejo, é dever do topo proteger a região. Os três monstros são importantíssimos ao longo dos confrontos, já que proporcionam aos campeões bônus capazes de fortalecer composições ou visão e controle de mapa, como no caso do Aronguejo. Nesse sentido, posicionar sentinelas com frequência e checar a posição do caçador inimigo é essencial.

O teleporte é um feitiço essencial para o topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)O teleporte é um feitiço essencial para o topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

O teleporte é um feitiço essencial para o topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

O top laner também precisa estar afiado no teleporte. O feitiço de invocador é crucial para pressionar o adversário no mapa, chegar mais rápido aos objetivos e criar situações de vantagem numérica em lutas. O teleportar pode ser usado em sentinelas, tropas aliadas, torres e algumas habilidades de campeões, como a passiva do Zac.

Por fim, os jogadores da rota superior costumam atuar na linha de frente, servindo como tanques (personagens com muita vida e resistência), lutadores (personagens de ataque corpo a corpo com boa quantidade de dano) e potenciais iniciadores de team fights. Dependendo da situação, os topos também podem funcionar como escudos para aliados mais frágeis.

Posicione sentinelas

Quatro locais de sentinelas na rota do topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Quatro locais de sentinelas na rota do topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Quatro locais de sentinelas na rota do topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Visão no mapa é o segredo do sucesso em League of Legends. Quando posicionadas da maneira correta, as sentinelas poderão antecipar investidas inimigas e tornar possível ataques surpresa. Existem alguns locais interessantes na rota do topo para posicionar wards. Veja algumas variações:

Quatro locais de sentinelas na rota do topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Quatro locais de sentinelas na rota do topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Quatro locais de sentinelas na rota do topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

  1. A sentinela mais importante da fase de rotas. Evita a maior parte das emboscadas inimigas;
  2. Outra sentinela que evita emboscadas adversárias. Muito útil a partir dos 10 minutos de jogo;
  3. Ótima sentinela para controlar o covil do Barão/Arauto e o Aronguejo;
  4. Sentinela para controle do lado superior da selva aliada. Protege o Azuporã e o Gromp.

Comece com campeões fáceis

O aprendizado com campeões em League of Legends demanda diferentes níveis de mecânica, reflexo e estratégia. Alguns são mais fáceis do que outros. Portanto, caso você esteja em sua primeira experiência na rota superior, é preferível escolher personagens com kit de habilidades mais simples de executar. Aqui vão algumas sugestões:

Nasus

Nasus é ideal para iniciantes (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Nasus é ideal para iniciantes (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Nasus é ideal para iniciantes (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

O Curador das Areias é uma boa pedida para iniciantes. Nasus é um campeão tanque difícil de ser eliminado. Além disso, a sua habilidade Q (Ataque Sifão) acumula cargas de acordo com o número de tropas abatidas, o que pode melhorar o reflexo deste importante fundamento em League of Legends. Nasus também possui um bom controle de grupo com o seu W (Murchar), causando lentidão em um alvo único. O topo, entretanto, não tem mobilidade. Cuidado com emboscadas!

  • Itens essenciais: Força da Trindade, Fúria de Sterak e Semblante Espiritual.

Garen

Garen é uma boa pedida para o topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Garen é uma boa pedida para o topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Garen é uma boa pedida para o topo (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Assim como Nasus, Garen é uma ótima escolha para a rota superior. O Poder de Demacia possui um kit de habilidades fácil de operar, tem bastante vida e é perfeito para atuar na linha de frente. Além disso, a sua ultimate Justiça Demaciana facilita abates de campeões inimigos durante a fase de rotas e também ao longo de lutas coletivas. Garen tem mobilidade para escapar de emboscadas e a habilidade Q (Acerto Decisivo), ideal para causar dano e silenciar o adversário.

  • Itens essenciais: Cutelo Negro, Fúria de Sterak e Couraça do Defunto.

Tryndamere

Tryndamere pode fazer a diferença nas partidas (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Tryndamere pode fazer a diferença nas partidas (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Tryndamere pode fazer a diferença nas partidas (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Ao contrário de Nasus e Garen, Tryndamere é um campeão mais frágil, mas com grande capacidade de fazer a diferença em partidas. Caso consiga vantagem de ouro inicial, o Rei Bárbaro acumulará quantidades absurdas de dano e velocidade de ataque. Tryndamere terá força para levar estruturas de forma rápida, abater personagens inimigos com facilidade e conduzir os aliados à vitória. Sua ultimate (Fúria Sem Fim) o torna imortal por alguns segundos.

  • Itens essenciais: Dançarina Fantasma, Gume do Infinito e Grevas do Berserker.

Saia do topo quando necessário

Acompanhe o time em outras regiões do mapa (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Acompanhe o time em outras regiões do mapa (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Acompanhe o time em outras regiões do mapa (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Uma partida de League of Legends é dividida em duas grandes etapas: a fase de rotas, quando os campeões estão abatendo tropas em suas respectivas regiões do mapa (suporte na rota inferior, meio na rota central, etc) e lutas coletivas, quando uma equipe se reúne para conquistar objetivos (torres, inibidores e monstros neutros).

Portanto, um topo nunca ficará para sempre na rota superior. Um bom top laner precisa acompanhar deslocamentos aliados e adversários, ajudar campeões de outras regiões do mapa, dar cobertura para o caçador e invadir a selva inimiga para verificar atividades suspeitas e posicionar sentinelas.

Caso o adversário da rota superior desapareça do mapa durante a fase de rotas, comunique o restante do time e tente se deslocar para achar a posição do inimigo. Ele provavelmente estará buscando espaço para teleportar, iniciar uma luta por Arauto do Vale ou auxiliar o Mid Laner (meio) para obter vantagem numérica. A atenção, nestes casos, precisa ser redobrada.

Ao final dos confrontos, é normal que o topo adote uma estratégia bastante comum em partidas de League of Legends: a técnica do "split push". O split push é executado quando um campeão está sozinho em uma rota específica empurrando tropas ou destruindo estruturas, com o intuito de chamar a atenção da equipe adversária.

A postura, entretanto, só é totalmente segura quando o top laner está com o teleporte disponível. O feitiço será importante para acompanhar os aliados em caso de lutas em regiões isoladas de Summone'rs Rift.

Escolha os itens corretos

League of Legends conta com um arsenal variado de itens específicos para cada tipo de situação. Os equipamentos viabilizam bônus como armadura, vida, resistência mágica, velocidade de ataque, dano físico, velocidade de ataque, roubo de vida, penetração, mana e redução do tempo de recarga. Alguns itens são bastante frequentes em campeões da rota superior. Entenda abaixo as situações mais corriqueiras em campeões do topo:

Armadura/Resistência Mágica/Vida

Alguns itens focados em armadura, resistência mágica e vida (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Alguns itens focados em armadura, resistência mágica e vida (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Alguns itens focados em armadura, resistência mágica e vida (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os campeões tanques da rota superior precisam priorizar itens de defesa. Os equipamentos dessa classe são divididos em três subcategorias: armadura, resistência mágica e vida. Itens de armadura são importantes para absorver dano físico, itens de resistência mágica são usados para diminuir a força de campeões especialistas em poder de habilidade e itens de vida são essenciais para lidar com dano verdadeiro. Confira alguns exemplos:

  • Armadura: Presságio de Randuin, Armadura de Espinhos e Couraça do Defunto;
  • Resistência Mágica: Semblante Espiritual e Elmo Adaptativo.
  • Vida: Armadura de Warmog e Fúria de Sterak.

Dano de Ataque/Velocidade de Ataque/Acerto Crítico

Alguns itens focados em dano, velocidade de ataque e acerto crítico (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Alguns itens focados em dano, velocidade de ataque e acerto crítico (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Alguns itens focados em dano, velocidade de ataque e acerto crítico (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Campeões focados em poder ofensivo costumam optar por itens especializados em dano de ataque, velocidade de ataque e acerto crítico. Dano de ataque ou attack damage (AD) nada mais é que habilidades físicas. A velocidade de ataque, como o próprio nome diz, é a agilidade com que um campeão desfere skills ou ataques básicos em inimigos. Por fim, o acerto crítico é um ataque que causa o dobro de dano de um ataque normal. Confira alguns exemplos:

  • Dano de Ataque: Hidra Raivosa, Cutelo Negro e Lâmina Fantasma de Youmuu;
  • Velocidade de Ataque: Dançarina Fantasma e Espada do Rei Destruído;
  • Acerto Crítico: Gume do Infinito e Faca de Statikk.

Poder de Habilidade/Mana/Tempo de Recarga

Itens focados em poder de habilidade, mana e redução do tempo de recarga (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)Itens focados em poder de habilidade, mana e redução do tempo de recarga (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Itens focados em poder de habilidade, mana e redução do tempo de recarga (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Campeões baseados em magia precisam de bônus específicos para crescerem na partida. O poder de habilidade ou ability power (AP) é um tipo de ataque que consiste em dano mágico. A mana ou magic points (barra azul ao lado da barra de vida) é um atributo necessário para lançar skills. Muitas skills possuem um custo de mana específico para serem invocadas. Finalmente, o tempo de recarga ou cooldown é o tempo mínimo que um campeão precisa esperar para executar uma mesma habilidade novamente. Confira alguns exemplos:

  • Poder de Habilidade: Capuz da Morte de Rabadon e Tormento de Liandry;
  • Mana: Eco de Luden, Coração Congelado e Manopla dos Glacinantas;
  • Redução do Tempo de Recarga: Força da Trindade e Mandíbula de Malmortius.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia LoL, patrocinado pela Riot.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.