Tão delicioso quanto Oreo: eis a promessa do Google com o sistema Android 9 (P), cujo nome completo com Pie significa “torta” em bom português. O gigante da internet revelou nesta tarde a esperada nomenclatura da próxima versão de sistema, cujos focos primordiais são dois: maior duração da bateria e sofisticadas implementações de inteligência artificial.

Donos de smartphones da linha Pixel, criada pelo próprio Google, podem instalar o sistema a partir de agora. Com o passar do tempo, a atualização deve aparecer em modelos de outras marcas. Entre os recursos anunciados na conferência Google I/O, destinada a desenvolvedores, ficam faltando a central de bem-estar e as ações de aplicativos que, segundo a empresa, permitiriam chamar um carro da Uber diretamente da caixa de pesquisa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Google sustenta que o Android 9 Pie é “personalizado” para o usuário. Isso só é possível devido à inteligência artificial que compreende os hábitos de uso do telefone. O sistema aprende em que momentos o usuário ajusta o brilho do display, por exemplo, e passa a fazer isso conforme o comportamento do dono – sem necessidade de intervenção. O recurso é chamado de brilho adaptativo.

... 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" alt="Tecnologia de bateria adaptativa marca presença no Android 9 (Foto: Divulgação/Google)" title="Tecnologia de bateria adaptativa marca presença no Android 9 (Foto: Divulgação/Google)">

Tecnologia de bateria adaptativa marca presença no Android 9 (Foto: Divulgação/Google)

Já a bateria adaptativa entende quais aplicativos são os mais usados e passa a liberar mais energia para eles, enquanto os demais ficam numa espécie de modo econômico.

O sistema traz um novo sistema de navegação por gestos. Usuários vão perceber que os telefones com a tecnologia mostram uma diminuta barra de rolagem horizontal onde costumavam ficar os botões de voltar, home e multitarefa. O recurso lembra o diferenciado iOS que a Apple utiliza no iPhone X.

Demonstração de App Action no Android 9 Pie (Foto: Divulgação/Google)

As chamadas App Actions (ações de app, em tradução livre) prevê o que será feito em seguida e mostra a opção diretamente no celular. O Google cita o seguinte exemplo: "Digamos que seja terça-feira de manhã e você está se preparando para o transporte. Serão sugeridas ações como o mapa até o trabalho pelo Google Maps ou a retomada de um audiolivro na Google Play Livros. Quando você colocar os fones de ouvido depois do trabalho, verá opções para ligar para a sua mãe ou iniciar sua playlist preferida no Spotify.”

De acordo com o Google, a atualização automática chegará a todos os dispositivos que participaram do programa beta e que são fabricados por Sony, Xiaomi, HMD Global, Oppo, Vivo, OnePlus e Essential, bem como alguns integrantes do programa Android One. No Brasil, a expectativa é de que por ora somente o Xperia XZ2 receba o update.

Dentre as promessas que não chegaram à edição mais recente do Android Pie estão funcionalidades de bem-estar digital. O Google divulgou o desenvolvimento de um painel de controle que mostra quanto tempo o usuário passa no celular; a ferramenta de limitar este tempo; e a iluminação noturna que deixa a tela cinza na hora de dormir. A empresa alega que a tecnologia “será lançada oficialmente para telefones Pixel no próximo trimestre, chegando para Android One e outros dispositivos no final deste ano.”

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.