O projeto Pazzi promete revolucionar a forma como pizzas são feitas. Desenvolvido pela startup francesa Ekim, o robô tem três braços mecânicos e pode fabricar uma única peça a cada quatro minutos e 30 segundos, segundo a fabricante. Além da tecnologia envolvida, a proposta é trazer qualidade ao alimento, com ingredientes provenientes de regiões de França e Itália.

Futuramente, a empresa pretende instalar um restaurante autônomo, que funcione 24 horas por dia, sete dias por semana, com promessa de atendimento personalizado. Confira a seguir mais detalhes do Pazzi – que significa "louco" em italiano.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com três braços mecânicos, o Pazzi consegue produzir várias pizzas ao mesmo tempo (Foto: Divulgação/Ekim)

Surgimento do projeto

O Pazzi foi idealizado por dois jovens engenheiros franceses, Sébastien Roverso e Cyrill Hamon, com a ideia de revolucionar o fast food. Assim, eles chegaram à proposta de criar um restaurante 100% autossuficiente, equipado com robôs de cozinha.

Tudo começou a ser colocado em prática em agosto de 2012, em uma garagem onde foram desenhados os primeiros esboços. No entanto, só no final do ano seguinte a equipe conseguiu seu primeiro escritório para desenvolver o projeto – e logo depois o primeiro investimento, de 300 mil euros. Somente

... em 2016 o time responsável passou a crescer, trazendo os primeiros parceiros industriais para trabalhar na fabricação do robô pizzaiolo.

Em maio de 2018, o Pazzi foi finalmente revelado durante uma feira de tecnologia e inovação que ocorre anualmente em Paris: a VivaTech. Após a participação no evento, a startup conseguiu um novo investimento de 2,2 milhões de euros, valor suficiente para alcançar o objetivo de lançar um restaurante piloto na França ainda esse ano.

A primeira versão do Pazzi começou a nascer em uma garagem na região norte da França (Foto: Divulgação/Ekim)

O sabor é um dos segredos do projeto Pazzi

O chef Thierry Graffagnino, três vezes campeão da Copa do Mundo de Pizza (2011, 2012 e 2013), está trabalhando no projeto desde 2017 e é o responsável por assinar a massa, assim como as receitas das pizzas.

A massa, fresca, é cozida em pedra. Os ingredientes prometem ser da mais alta qualidade, vindos de Itália e França: vegetais orgânicos, queijos DOP e peixes de pesca sustentável são apenas algumas das opções usadas na produção das pizzas.

Funcionamento do robô pizzaiolo

O robô do projeto Pazzi usa seus três braços para coordenar tarefas e otimizar a produção. Para cada peça, são necessários quatro minutos e 30 segundos, mas é possível entregar uma pizza a cada 30 segundos. Portanto, são feitas 120 unidades por hora, tempo em que pizzaiolos humanos conseguem produzir, no máximo, 40.

O Pazzi faz todo o acabamento nas pizzas antes de ser entregue aos clientes (Foto: Reprodução/Instagram)

Outro diferencial é a possibilidade de personalizar o sabor das pizzas. A proposta do restaurante autônomo é que cada cliente possa se dirigir a uma tela de solicitação, pedir os ingredientes que preferir e acompanhar o trabalho do robô, que também funciona como atração. Segundo a Ekim, são mais de 500 mil combinações possíveis de receitas, disponíveis a qualquer momento.

Via Ekim

Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.