Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Season Pass se tornou um termo tão falado na indústria dos jogos nos últimos anos quanto o próprio “DLC“, conteúdo extra por download que é lançado posteriormente para a maioria dos games. Ambos os termos estão interligados, porém nem todos os usuários sabem atualmente o que é Season Pass. Confira todos os detalhes e entenda.

O que é DLC? Veja a história dos conteúdos extras para jogos

A série Call of Duty costuma vender 4 capítulos de DLC em seu Season Pass (Foto: TechAU)A série Call of Duty costuma vender 4 capítulos de DLC em seu Season Pass (Foto: Divulgação)

Um passe livre para DLCs

Hoje em dia as maiores produções da indústria dos jogos já são lançadas pensando em ter uma sobrevida de 3 a 6 meses ou até 1 ano após chegarem às lojas. Isso é feito através dos DLCs, pacotes de conteúdo por download que podem ser comprados separadamente e adicionam extras ao jogo, como novas missões, mundos, personagens, armas, entre outros.

Alguns DLCs possuem até mesmo campanhas completas com novos locais para explorar e histórias próprias. Esses enredos extras podem se aprofundar mais na jornada do protagonista ou mesmo colocar no papel central da história personagens que no jogo original eram apenas coadjuvantes.

Ao comprar um Season Pass, ou “assinar” como algumas produtoras colocam, é como se você fizesse pré-venda de todos esses DLCs e poderá baixá-los sem custos extras quando forem lançados, pois já terá pago por eles por eles anteriormente.

Sempre confira o conteúdo que o Season Pass oferece para ter certeza de fazer um bom negócio (Foto: Divulgação)Sempre confira o conteúdo que o Season Pass oferece para ter certeza de fazer um bom negócio (Foto: Divulgação)

Vantagens

Uma das grandes vantagens do Season Pass é que normalmente o seu custo é bem menor em relação aos DLCs comparados separadamente. Se você já possui intenção de comprar todos os pacotes extras de um jogo, seu desconto pode chegar a até 50%, mas normalmente estabilizando na casa dos 30% mais barato.

É sempre necessário no entanto ficar atento para quais conteúdos estão inclusos em um Season Pass. Quando há campanhas normalmente os Season Pass incluem todos os seus capítulos, porém nem sempre eles englobam todos os já lançados. Isso significa que um pacote de armas extras pode ficar de fora, ou DLCs estéticos como roupas especiais.

Origem

O primeiro jogo que vimos apresentar um Season Pass foi L.A. Noire da produtora Rockstar, a mesma de Grand Theft Auto 5. Na época chamado de Rockstar Pass, ele era um passe que dava acesso a futuros DLCs do título, incluindo quatro novas missões, duas novas roupas e um novo modo de jogo. O pacote era metade do preço em relação aos DLCs comparados separadamente.

L.A. Noire foi o primeiro jogo a apresentar o modelo de Season Pass que conhecemos hoje (Foto: IGN)L.A. Noire foi o primeiro jogo a apresentar o modelo de Season Pass que conhecemos hoje (Foto: IGN)

Rapidamente as maiores séries da indústria se adaptaram a esse novo modelo de negócios, especialmente as franquias mais populares e com capítulos anuais como Call of Duty, Battlefield, Assassin’s Creed, entre outras. Isso não impediu porém que a Rockstar ainda oferecesse muitos DLCs gratuitos para GTA 5.

Exclusividade

Com a popularização dos DLCs e dos Season Pass, empresas concorrentes como Sony e Microsoft começaram a competir também nesse ramo. A primeira a sacar essa cartada foi a Microsoft, que garantiu que todos os DLCs da série Call of Duty chegassem primeiro às plataformas Xbox, enquanto a Sony tinha o mesmo acordo com os DLCs da franquia Battlefield.

Um dos maiores lançamentos do início da vida do PlayStation 4, o jogo de tiro Destiny desenvolvido pelo antigo estúdio da série Halo, possui um acordo de exclusividade para seu Season Pass. Ele garante que os DLCs permaneçam exclusivos do console da Sony por até um ano antes de chegarem às plataformas Xbox.

Quão importantes são os DLCs para você? Comente no Fórum do TechTudo.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.