O aplicativo Notas, presente nos aparelhos da Apple, tem funções que podem deixar as anotações do dia a dia mais elaboradas. Os textos podem receber tabelas, desenhos feitos à mão, fotos, vídeos, diferentes tipos de fonte e formatação, além de sincronização com outros serviços de anotação, como o Evernote e Google Keep.

O app já vem instalado de fábrica em iPhones, iPads e iPods Touch. Confira a seguir sete funções úteis para criar anotações mais ricas com o aplicativo nativo do iOS.

Aplicativo Notas do iPhone tem recursos que deixam anotações mais elaboradas (Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Criar tabelas

... QADAAAAAAAAAAAAAAAAAAABEBH/2gAIAQIBAT8BqWv/xAAgEAABAgUFAAAAAAAAAAAAAAAAARACERIhMQMEU2GB/9oACAEBAAY/Asncz0w1nWNEplFQbjS47P8A/8QAHRABAAMAAwADAAAAAAAAAAAAAQARITFRYUFxof/aAAgBAQABPyGhRi7qiUj07xFUURY4aE80GvnPIDUXyWfhPuVERDE90N/seiyvHl3ZSeTP/9oADAMBAAIAAwAAABDQoCP/xAAXEQEAAwAAAAAAAAAAAAAAAAAQARFB/9oACAEDAQE/ELIw/8QAFxEBAQEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAERMf/aAAgBAgEBPxDGI6tR/8QAIRABAQABAwMFAAAAAAAAAAAAAREhABBRMUGRYXGBscH/2gAIAQEAAT8QU2BhQD6U0QMWi4u/xqDQElB7Z2ANi6RLrOOTVMsSoj350q2XkZ8OwS6EtVAw7YeNLOOlAypq9IBJjXQw5n1fzav/2Q==">

Inserindo tabela em uma nota criada com iPhone (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

As notas podem receber tabelas com infinitas linhas e colunas. Para isso, basta tocar no ícone de tabela localizado acima do teclado. É possível editar os textos das células individualmente em negrito, itálico, sublinhado ou tachado, adicionar ou remover linhas e colunas quando quiser, e movimentá-las livremente, para criar um documento mais organizado. Caso a planilha fique maior que a tela, uma barra de rolagem ajudará a visualizar todo o conteúdo. O aplicativo permite inserir quantas tabelas quiser na mesma nota.

2. Desenhar à mão livre

Aplicativo Notas do iOS recebe desenhos à mão livre (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Clicando no ícone de caneta localizado no menu acima do teclado, é possível criar desenhos à mão livre na nota. São disponibilizados caneta, marca-texto e lápis nas cores: preto, azul, verde, amarelo e vermelho. Após a finalização do desenho, o usuário pode continuar escrevendo textos normalmente nos espaços em cima e embaixo de sua arte. Tocando sobre o desenho, é possível abrir um menu que possibilita salvá-lo como imagem no rolo da câmera.

3. Escanear documentos

Escaneie documentos e adicione às notas no iPhone (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Para digitalizar um documento e adicioná-lo a uma nota, toque sobre o botão de “+”, localizado acima do teclado, e em seguida em “Escanear documento”. A câmera do aparelho será acionada para que você capture a imagem. Uma ferramenta de enquadramento automático identificará a página e a destacará com a cor amarela. Clique em “Manter escaneamento” para inserir o arquivo à nota. Em seguida, você ainda pode cortar a imagem, mudar a cor e rotacioná-la.

4. Criar textos estilizados com título, subtítulo e listas

Formate os textos das notas para deixá-los mais organizados (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

As notas dos aparelhos Apple podem ser personalizadas com estilos de formatação diferentes. Para acessar as ferramentas de formatação, clique no ícone com as letras “Aa”, em cima do teclado. É possível destacar textos como Título, Cabeçalho, Corpo e Largura Fixa - cada opção tem um estilo diferente de tamanho, fonte e espessura. Ainda é possível criar listas com marcadores de ponto e traço, além de enumerar tópicos. O aplicativo também permite alterar o alinhamento do texto, podendo colocá-lo mais para esquerda ou direita.

5. Inserir fotos e vídeos

É possível adicionar fotos e vídeos às notas do iPhone (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Além dos textos, as anotações também podem receber fotos e vídeos, que podem ser capturados na hora ou enviados da galeria do aparelho. Para adicionar uma mídia, toque no ícone de “+”, em cima do teclado, e escolha a opção “Tirar Foto ou Gravar Vídeo”, para abrir a câmera, ou “Fototeca”, para inserir uma imagem salva na memória do dispositivo. Você ainda pode desenhar sobre as fotos e diminuir o tamanho delas para não deixar a nota poluída.

6. Salvar textos em PDF

Salve as notas do iPhone em PDF para enviar por e-mail ou pelas redes sociais (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Suas anotações podem ser salvas em PDF, evitando edições posteriores. Para isso, toque sobre o ícone de compartilhamento localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, escolha a opção “Criar PDF”. Uma pré-visualização surgirá na tela para que você possa conferir. Em seguida, você pode enviar o arquivo por e-mail ou pelas redes sociais.

7. Sincronizar com Evernote e Google Keep

Notas do iPhone podem ser enviadas diretamente para aplicativos de anotação externos, como o Google Keep (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

As notas criadas no app da Apple podem ser enviadas para aplicativos de anotações externos, como o Evernote e Google Keep. Para realizar esta ação, clique no ícone de compartilhamento, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione o aplicativo de destino – é necessário que ele esteja instalado previamente no seu aparelho. Uma tela de confirmação surgirá para que você confirme a transferência e altere as anotações, caso queira.

Qual o melhor aplicativo: Evernote ou Google Keep? Opine no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.