A maioria dos usuários de smartphone deve estar familiarizada com o modo avião, ferramenta que desliga de uma só vez todas as conexões wireless. Mas será que você conhece todos os detalhes e vantagens da opção nos celulares Android? Ela pode ser útil para economizar bateria e eliminar anúncios de jogos, por exemplo.

O recurso foi criado porque as companhias aéreas comerciais costumam proibir o uso do celular. Ainda que hoje o risco seja questionado, há um receio de que os telefones interfiram com os sensores e equipamentos de rádio do avião. De qualquer forma, o modo avião pode ser aproveitado também em terra firme.

Conheça a função modo avião no Android (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que o modo avião faz

Ao colocar o smartphone em modo avião, o usuário está desabilitando todas as funções sem fio: a conexão celular, Wi-Fi, Bluetooth e, às vezes, o GPS. Assim, não será possível fazer ou receber ligações e mensagens nem utilizar dados móveis de internet. O aparelho será desligado de qualquer rede Wi-Fi e não tentará se conectar a outras.

O Bluetooth, que pode estar associando o telefone a caixas de som, fones e outros gadgets, também será desativado. No caso da localização por GPS, que não transmite ondas, depende do celular - alguns modelos o desligam e outros não.

Como ativar

Habilitar o modo avião nos smartphones com Android é bem simples. Em qualquer tela, basta arrastar a barra de tarefas para baixo, a partir do topo do display, e dar um toque no botão “Modo avi

... ão”. Outra opção é ir até as configurações do dispositivo: acesse “Configurar → Rede e Internet → Modo avião”. Esse caminho pode variar um pouco de acordo com a interface de cada fabricante. Para desabilitar a funcionalidade, faça o mesmo procedimento que usou para ativá-la.

Há duas formas de ativar o modo avião no Android (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Economia de bateria

Além do uso mais óbvio, em voos, o modo avião pode ser também uma boa forma de poupar bateria. Todas essas atividades que envolvem a transmissão constante de sinais gastam muita energia. Portanto, se você precisa estender a vida da bateria e pode ficar por um período sem conectividade, desabilitar ao mesmo tempo 4G, Bluetooth, Wi-Fi e GPS ajuda bastante. Com a ativação do modo avião, é possível ainda acelerar o carregamento do aparelho.

Wi-Fi e Bluetooth

Quando o modo avião é ativado, essas duas funções são automaticamente desligadas, porém, é possível ligá-las de novo. A maioria dos celulares permite a utilização tanto do Wi-Fi quanto do Bluetooth mesmo no modo avião. Depois de acionar o recurso, basta acessar cada funcionalidade e voltar a habilitá-la manualmente. Talvez leve alguns segundos até que as conexões sejam reestabelecidas. Algumas linhas aéreas até oferecem Wi-Fi durante os voos, enquanto o Bluetooth tem um alcance bem curto, então as companhias não se importam.

Livre-se de anúncios

Se você se irrita com anúncios intrusivos no meio dos seus jogos no smartphone, o modo avião pode servir como um truque para evitar a publicidade. Como o modo avião desativa a conexão com a internet, os banners e vídeos que pulam na tela não serão carregados. É claro que a medida só vale para games que funcionam offline.

Celular à prova d'água e quedas: qual comprar? Usuários opinam no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.