Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Instagram admitiu que a plataforma está sendo palco de roubos de contas sistemáticos. A rede social não forneceu números, mas relatos no Twitter e fóruns online como o Reddit dão conta de centenas de perfis foram atingidos, principalmente dos Estados Unidos. De acordo com o Talkwalker, plataforma de análise de dados, as invasões são mencionadas em mais de cinco mil tuítes, feitos por 899 contas diferentes, em um período de apenas sete dias. No Brasil, até o momento, existem poucas reclamações registradas sobre o problema.

Boa parte das contas hackeadas tiveram suas informações vinculadas a um e-mail com domínio russo (.ru) após o roubo. Ainda não se sabe como os invasores obtêm acesso aos perfis, ou se a ação é feita de maneira coordenada por diversas pessoas.

Instagram investiga possível ataque e roubo de contas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Instagram investiga possível ataque e roubo de contas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Instagram investiga possível ataque e roubo de contas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os casos têm mais ou menos a mesma estrutura. Primeiro, o dono real do perfil é deslogado da conta por causa de uma mudança na senha. Ao tentar fazer login novamente, as vítimas recebem a mensagem de que o nome de usuário não existe mais — ou seja, foi alterado. A alteração também é feita na foto de perfil, e-mail e telefone associados à conta.

Problemas eventuais com invasões acontecem o tempo todo, mas o fenômeno mostra um aumento repentino dessas ações. Segundo o Mashable, desde o início do mês, a conta oficial do Instagram no Twitter foi mencionada em 798 publicações com a palavra "hack". No mesmo período de julho, há apenas um mês, foram apenas 40 ocorrências — um aumento de 1.995%.

A publicação oficial do Instagram não dá qualquer explicação sobre a origem desses ataques. O aplicativo do Facebook limitou-se a fornecer orientações de segurança, que incluem criar uma senha forte, configurar autenticação em dois fatores, revogar o acesso de apps à plataforma e realizar processos para recuperação da conta.

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.