Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Em uma atualização recente, o Gmail para Android passou a permitir que os usuários desfaçam o envio de emails, assim como acontece no PC. Embora o prazo para cancelar os envios seja curto – cinco segundos, a contar de quando o email é enviado – o recurso pode ser bastante útil caso o usuário note erros na composição de uma mensagem e se arrependa do envio.

No tutorial a seguir, confira como utilizar a função e desfazer o envio de emails no seu smartphone. Antes de começar, no entanto, vale lembrar que o recurso ainda não está disponível para todos, e que embora os passos a seguir tenham sido reproduzidos em um Zenfone 5 com Android Oreo, as dicas também são válidas para outros modelos com o sistema.

Aprenda a utilizar o recurso para reverter o envio de emails também no celular (Foto: Fernando Telles/TechTudo)Aprenda a utilizar o recurso para reverter o envio de emails também no celular (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Aprenda a utilizar o recurso para reverter o envio de emails também no celular (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o Gmail em seu smartphone e, em seguida, toque no botão flutuante no canto inferior direito da tela para escrever um novo e-mail.

Primeiro, abra o Gmail e comece a escrever um novo e-mail (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Primeiro, abra o Gmail e comece a escrever um novo e-mail (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Primeiro, abra o Gmail e comece a escrever um novo e-mail (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Antes de desfazer o envio de um e-mail, será preciso escrevê-lo e enviá-lo. Sendo assim, escreva um email de teste e envie-o para um endereço válido, de preferência de um amigo ou familiar – para que você não tenha problemas caso a opção de reverter o envio não esteja disponível.

Preencha seu e-mail com um destinatário válido e, em seguida, toque no botão "Enviar" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Preencha seu e-mail com um destinatário válido e, em seguida, toque no botão "Enviar" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Preencha seu e-mail com um destinatário válido e, em seguida, toque no botão "Enviar" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Logo depois de enviar o e-mail, a parte inferior da tela mostrará a opção "Cancelar". A opção "Desfazer", que realmente reverte o envio do email, só é exibida instantes depois e fica disponível por apenas 5 segundos. Assim que a opção aparecer, toque-a para desfazer o envio do email.

Toque na opção "Desfazer" para reverter o envio do e-mail (Foto: Reprodução/Fernando Telles)Toque na opção "Desfazer" para reverter o envio do e-mail (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Toque na opção "Desfazer" para reverter o envio do e-mail (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pronto! Após tocar o botão "Desfazer", o e-mail em questão não chegará ao destinatário e será guardado nos rascunhos. Caso a opção não tenha sido exibida em seu smartphone, no entanto, fique tranquilo: o recurso chegará gradativamente aos usuários do Gmail e logo estará disponível para você.

Como recuperar a conta do Gmail? Usuários respondem no Fórum TechTudo

Conheça as funções inéditas do novo Gmail

Conheça as funções inéditas do novo Gmail

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.