Pouco menos de um mês depois do anúncio global, a Motorola inicia as vendas no Brasil do Moto E5 Play, celular básico com preço sugerido de R$ 799. O lançamento deste semestre roda Android O edição Go, considerada mais leve. A ficha técnica inclui processador de 4 núcleos e velocidade de até 1,4 GHz (Snapdragon 425), bem como armazenamento de 16 GB. Quem quiser comprar o smartphone terá de optar por duas cores: preto e dourado.

O modelo segue o design adotado primeiro em telefones de maior valor da marca, com direito a bordas mais finas no entorno da tela. O integrante da linha Moto E 2018 – junto com Moto E5 e Moto E5 Plus – continua tendo testa e queixo. Seu display de cantos arredondados tem 5,3 polegadas. Já a resolução tem dimensões inferiores ao HD, com 960 x 480 pixels. O sensor de impressões digitais fica na traseira.

Moto E5 Play roda Android Go (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

O gerente de produto Thiago Masuchette explica que o formato 18:9, mais comprido, possibilita menos rolagem. “Quando o usuário está navegando por um site, não precisa passar tanto o dedo na tela”, diz. O mesmo vale para feeds de novidades e de fotos, a ponto de o padrão se tornar uma tendência deste ano. A Motorola afirma que todos os celulares lançados por ela em 2018 trazem a característica.

Interessados por fotografia encontram câmera principal de 8 megapixels com foco automático, abertura f/2.0 e flash de LED. Enquanto isso, a câmera frontal registra selfies em 5 megapixels, com abertura ainda maior: f/2.2. Ela também conta com a iluminação de flash de LED.

... lass="content-media__container">

Moto E5 Play: detalhe da câmera principal de 8 megapixels (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Para além das atribuições de hardware, o grande destaque do produto vai para o Android 8 edição Go. O sistema é mais leve do que o Android tradicional, criado pelo Google justamente para smartphones com memória RAM de até 1 GB. O gerente de parcerias do Google, Marcelo Ferrante, diz que recursos foram retirados, como o PIP que permite ver um vídeo em tamanho reduzido no canto da tela ou o suporte a tecnologias voltadas para ambiente corporativo (chamadas conjuntamente de Android for Work).

O Moto E5 Play sai de fábrica com diversos aplicativos do Google também na edição Go, mais leve. Entre os principais estão Chrome, Google Busca, Google Maps, Gboard, YouTube Go e Gmail Go. O gigante da tecnologia afirma que no ano passado foram vendidos 10 milhões de smartphones no Brasil com RAM de até 1 GB, tendo como fonte um levantamento da empresa de pesquisas IDC.

Moto E5 Play: smartphone sai de fábrica com 12 GB livres (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Ao contrário do que a Motorola normalmente faz, desta vez descarta a atualização para o Android P na edição Go. Consumidores que comprarem o Moto E5 Play ficarão para sempre com o Android O Go, recebendo também as correções de segurança.

A fabricante fica atrás de outras marcas que já vendem aparelhos com Android Go no Brasil. Alcatel, Multilaser e Positivo anunciaram smartphones com o sistema mais leve, em que os aplicativos abrem 15% mais rápido, segundo projeção do Google. Os valores começam em R$ 399.

O jornalista viajou para São Paulo a convite da Motorola

Ficha técnica do Moto E5 Play

  • Tela: 5,3 polegadas
  • Resolução da tela: 960 x 480 pixels
  • Processador: Snapdragon 425 (4 núcleos e 1,4 GHz)
  • Memória RAM: 1 GB
  • Câmera principal: 8 megapixels
  • Câmera frontal: 5 megapixels
  • Armazenamento: 16 GB
  • microSD: suporte a cartão de até 256 GB
  • Sistema: Android O Go
  • Bateria: 2.100 mAh

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.