Em League of Legends, o Atirador é aquele campeão que causa dano físico à distância, mais comumente atua na rota inferior, conta com a ajuda de um companheiro - o Suporte -, e que tem a meta de ser o maior causador de dano de seu time. Jogar na função pode, além de ser divertido, uma maneira de fazer jogadas espetaculares para mostrar aos seus amigos. Vamos mostrar os primeiros passos para você que quer conhecer e se aventurar como Atirador no LoL.

Melhores Campeões para iniciantes

Muitos Atiradores possuem mecânicas avançadas, mas o próprio jogo oferece opções bem simples e interessantes para quem é iniciante. Assim, é recomendado começar pelos mais básicos. Dessa forma, você começará a compreender como o Atirador deverá se portar na rota para adquirir seus recursos e como agir nas lutas entre times. Confira alguns dos personagens próprios para quem está começando.

Caitlyn

Caitlyn é uma das escolhas mais famosas para Atirador em League of Legends (Foto: Divulgação/Riot Games)

Uma escolha clássica. A Xerife de Piltover nunca deixou de ser uma boa Atiradora. Também, graças ao alcance de seu ataque básico e de sua habilidade para ajudá-la em suas fugas - a Rede Calibre 90 (E) -, ela é uma campeã simples de se jogar, que agradará desde os mais ofensivos até os jogadores mais defensivos, além de ajudar os iniciantes a se habituarem às mecânicas gerais de um Atirador.

Ezreal

... nt-media__container">

Ezreal, o Explorador Pródigo, é um dos campeões mais divertidos de se jogar em League of Legends (Foto: Divulgação/Riot Games)

Outra escolha clássica para a função. Ezreal é um campeão que tem como principal arma o seu “Poke”, ato de jogar suas habilidades em um curto espaço de tempo para tirar a vida do seu oponente gradativamente. Sua habilidade Disparo Místico (Q) pode ser um terror para os adversários devido ao seu dano, levando em consideração ainda o Tempo de Recarga baixo e a possibilidade de potencializá-lo com a construção de uma boa build. Veja como construir a build ideal para seu campeão.

Assim como a Caitlyn, ele também possui uma habilidade de fuga, que também pode ser utilizada de forma ofensiva, a Translocação Arcana (E). É um campeão seguro, que não tem um Ataque Básico tão poderoso, mas que é uma excelente opção para iniciantes.

Ashe

Ashe, a Arqueira do Gelo, está presente no tutorial do jogo (Foto: Divulgação/Riot Games)

A Ashe também é uma campeã sem mistérios e com habilidades simples de se entender e utilizar. O único problema dela é não ter recursos em suas habilidades para ajudá-la a realizar fugas. Essa deficiência obrigará você a melhorar seu posicionamento, tanto na fase de rotas como nas lutas entre times, e a pensar melhor quando for enfrentar determinados tipos de campeões.

No mais, é possível aproveitar bem os recursos dela, como a lentidão causada por suas flechas de gelo e a sua poderosa habilidade Flecha de Cristal Encantada, que serve para congelar seus adversários.

Considere também campeões como a Tristana, Lucian, Miss Fortune, Sivir e Jinx quando quiser se arriscar com novas escolhas. Já Vayne, Jhin, Draven e Kalista são opções mais recomendadas para quando você estiver mais experiente na rota, dada a dificuldade elevada para utilizar o potencial deles.

Jamais esqueça do farm

Farm é o ato de adquirir ouro abatendo as minions ao executar o “last hit”, ou seja, o último ataque que eliminará o inimigo. Caso o último ataque não seja seu, seja de uma torre ou de um minion aliado, você não receberá o ouro. Por isso que muitos jogadores iniciantes têm dificuldades em manter uma boa quantidade de recursos na rota, sendo necessário ter bastante prática para não ficar atrás de seus adversários em questão de itens.

Claro que não é apenas o Atirador que precisa manter um bom farm em sua rota, mas é importante lembrar desse detalhe que muitos esquecem. O farm pode ser uma forma de obter ouro mais impactante do que conseguir eliminações atrás de eliminações. É um ótimo caminho para você começar a construir sua build, que é bastante cara em praticamente todos os casos, e causar o dano que deseja em seus adversários.

O farm também tem grande importância para o Atirador em League of Legends (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Outra dica é utilizar o “Modo de Treino” para treinar seus last hits. Será muito importante para você adquirir mais noção do dano que seu campeão causará nos primeiros níveis e diminuirá seus erros quando for conquistar seu ouro.

Só não esqueça que no modo treino você não terá a pressão de um adversário na rota. É possível colocar bots para que atrapalhem você durante o processo, mas nunca substituirá um jogador normal. Use o modo de treinamento apenas como base para seus Last Hits. O farm verdadeiro, sob pressão de adversários, você só aprenderá na prática.

Movimente-se! Aprenda o que é 'kiting'

Um dos erros mais básicos que os iniciantes cometem quando jogam de Atirador é simplesmente atacar e permanecer parado no mesmo lugar. Como você está jogando com um campeão de longa distância, deixar seus adversários se aproximarem com facilidade apenas colocará você em um posicionamento ruim e mais propício a ser eliminado.

Para se colocar em um posicionamento mais adequado enquanto usa de seus ataques básicos e habilidades, existe uma técnica conhecida como “kiting”. Trata-se de uma tática utilizada para manter distância do inimigo enquanto causa dano a ele. Basicamente, bater e se afastar, utilizando do mouse e mantendo uma boa sincronia para realizar o movimento de forma satisfatória.

Manter-se afastado, desviar de habilidades e ainda eliminar seu adversário pode se tornar uma jogada incrível, uma das razões que faz a função chamar a atenção de boa parte dos jogadores. No entanto, isso exige experiência e prática. Não desanime quando não conseguir executar o kiting nas primeiras tentativas ou acabar morrendo. Ele exige bastante noção de jogo para que possa funcionar da maneira como você quer nas mais diversas situações.

O jogo oferece alguns comandos para facilitar sua vida quando fizer o Kiting (Foto: Reprodução/Victor de Abreu)

Para ajuda-lo, recomendamos que use da tecla “A”. Ao pressioná-la, o alcance do ataque básico aparecerá ao redor de seu campeão e seu cursor mudará para uma espécie de mira, tornando possível utilizar do ataque básico pressionando o botão esquerdo do mouse.

A melhor parte é que graças ao uso dessa tecla, não será necessário colocar seu cursor em cima do adversário para acertá-lo. Essa função faz com que seu campeão ataque o inimigo, dando prioridade aos campeões adversários, que estiver mais próximo do seu cursor. Ou seja, bastará colocar o cursor próximo de seu alvo e pressionar o botão esquerdo para atingi-lo, eliminando a necessidade de uma execução perfeita com o mouse e praticamente evitando que você dê qualquer tipo de clique errado com o mouse.

As lutas na fase de rotas

Essa é uma questão que dependerá muito do campeão que você estiver utilizando, seu estilo de jogo, seu suporte e a dupla adversária. É importante saber que há muitas matchups - confrontos entre determinados campeões - que serão vantajosas, e outras não. Como exemplo, uma matchup clássica é Vayne contra Caitlyn. Pelo alcance do ataque básico da Caitlyn ser bem maior do que o da Vayne, ela terá mais vantagem na rota, obrigando a Vayne a jogar de forma mais defensiva para não receber tantos ataques. Mesmo que você seja um jogador mais defensivo, caso esteja com uma vantagem como nessa matchup, é bastante recomendado que você a aproveite e busque ofensividade.

De uma forma geral, executar aquilo que chamamos de "all-in", ou seja, jogar todos os seus recursos no oponente com o objetivo de eliminá-lo nessa jogada, pode ser uma manobra perigosa caso seus adversários consigam contra-atacar. Por isso, a escolha mais segura em matchups vantajosas ou sem tantas vantagens para ambos os lados, é causar dano de pouco em pouco, obrigando-o a usar suas poções e consequentemente retornar para a base.

Além disso, o risco do all-in não está apenas na possibilidade de contra-ataque de seus oponentes. Não esqueça que o Caçador adversário estará sempre de prontidão para executar uma emboscada. Mesmo que o Suporte seja aquele que investe mais em sentinelas, você pode ajudá-lo com a visão e melhorar a segurança. Por isso, é importante entender as funções de um Caçador no jogo.

No campeonato CBLoL também é possível de se ver duplas na rota inferior sendo surpreendidas (Foto: Reprodução/Youtube)

Como se posicionar nas lutas de times?

As lutas entre times podem ser uma parte bastante complicada para o Atirador, visto que ele sempre será um dos principais alvos do time inimigo. Como já mencionamos, você está jogando com um campeão de longa distância e que foca totalmente em dano físico para dizimar seus oponentes, objetivos e estruturas. Por isso, o time inimigo fará o possível para que você simplesmente não jogue.

O princípio básico para ter um bom posicionamento é se manter atrás da linha de frente do seu time e bater apenas naqueles que estão próximos a você, sem se arriscar tanto. Bata naquele que está focando no seu personagem, faça-o recuar ou mate-o, se possível. Além disso, permaneça atrás ou do lado do seu Suporte ou de qualquer outro companheiro e encontre o espaço para a liberdade na luta. Não esqueça de ficar recuado em caso de vida baixa.

Nada impede que você tente jogadas ousadas e arriscadas, se jogando no meio de todo o time inimigo e, milagrosamente, saia com vida e com uma série de abates. É bem possível conseguir uma jogada plástica desse tipo no League of Legends. Porém, o recomendado para o Atirador será sempre ficar em segurança e causar o maior dano possível em quem estiver ao seu alcance.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.