Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Um novo golpe distribuído via mensagens de WhatsApp tenta enganar usuários com uma página falsa do serviço de delivery iFood. A fraude segue o mesmo padrão de outros ataques recentes que circularam pelo aplicativo: a mensagem cita uma suposta campanha de aniversário da empresa e promete um cupom de desconto de R$ 100 para pessoas que responderem a um questionário. Descoberta pela Psafe, a ação dos hackers foi registrada 86 mil vezes nas últimas 48 horas.

O iFood informa que a promoção é falsa e alertou para a possível infecção por vírus. “A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp Business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato”, diz em nota.

Marca do iFood é usada em novo golpe distribuído via WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo)Marca do iFood é usada em novo golpe distribuído via WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Marca do iFood é usada em novo golpe distribuído via WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A corrente espalhada pelo WhatsApp contém a mensagem “O iFood está fazendo aniversário e dando cupons de R$ 100, por tempo limitado. Acabei de usar meu cupom”. O usuário é encorajado a abrir um link com um questionário de três perguntas. Segundo a Psafe, independentemente das respostas, a página solicita ao usuário que compartilhe a falsa promoção com o maior número possível de amigos via WhatsApp.

Como é recorrente nesse tipo de golpe, o site exibe uma tela falsa com supostos comentários de outros supostos participantes que conseguiram o desconto.

Golpe no WhatsApp: mensagem sobre falsa promoção leva para endereço iniciado em https (Foto: Divulgação / PSafe)Golpe no WhatsApp: mensagem sobre falsa promoção leva para endereço iniciado em https (Foto: Divulgação / PSafe)

Golpe no WhatsApp: mensagem sobre falsa promoção leva para endereço iniciado em https (Foto: Divulgação / PSafe)

O iFood diz que “está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis”.

Como se proteger

O WhatsApp já testa um mecanismo próprio de verificação de links suspeitos que promete acusar quando há um potencial perigo antes de abrir a página. No entanto, ainda há previsão de liberação do recurso.

Até lá, é preciso tomar algumas precauções, como verificar a grafia do link compartilhado para saber se coincide com um canal oficial da marca. A mensagem sobre o iFood utiliza um endereço iniciado em https e termina com .info, muito diferente de qualquer site usado pela plataforma de pedidos de comida.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.