O Windows 95 completa 23 anos nesta quinta-feira (24). Considerado uma revolução no mundo dos PCs, o sistema operacional representou uma guinada de design e usabilidade que viria a estabelecer a Microsoft como a empresa de tecnologia mais bem-sucedida nos anos 1990. Pela primeira vez, o mundo parou para assistir ao anúncio de um software enquanto milhares de pessoas faziam filas para comprar o produto, nos moldes do que se viu mais tarde com o iPhone.

Toda a empolgação não foi por acaso. Do Menu Iniciar à barra de tarefas, vários elementos que estrearam no antigo sistema permanecem até hoje, no moderno Windows 10. Essas e outras características ajudaram a tornar o sistema interessante não só para empresas, mas sobretudo para o usuário doméstico. Veja a seguir as principais funções responsáveis por garantir ao Windows 95 um lugar de destaque na história dos computadores.

Windows 95 foi o responsável por transformar a Microsoft na principal empresa da área (Foto: Divulgação/Microsoft)

Menu Iniciar

O Windows 95 estreou o Menu Iniciar, um painel com acesso simplificado às principais funções e aos programas instalados no computador. Apesar de brincadeira em torno de um botão com o nome “Iniciar” abrigar o botão para desligar a máquina, o elemento de design se tornou central para a usabilidade do sistema ao longo dos anos.

Os usuários se acostumaram tanto com o Iniciar que o seu abandono no Windows 8 causou uma onda de reclamações. Por fim, o recurso voltou com toda força no Windows

... 10 e, desde então, a Microsoft tem aplicado apenas mudanças interativas.

Lançamento do Windows 95 apresentado por Bill Gates em evento (Foto: Divulgação/Microsoft)

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas que existe até hoje no Windows também apareceu primeiro na versão 95. Na época, o grande atrativo era a possibilidade de ter todos os programas abertos reunidos em um único lugar acessível a qualquer momento. A função surgiu muito antes do dock do macOS, que tem características similares. A Apple registrou patente para o elemento de software em 1999, e estreou o recurso no OS X 10.0 em 2001.

Conexão à internet

Apesar do Windows 3.1.1 ter contado antes funcionalidade de internet, o Windows 95 facilitou profundamente o processo de conexão. Até então era preciso manipular um arquivo DLL manualmente para ativar a função, algo que a nova versão deixava de lado graças ao suporte nativo para conexões discadas. A característica foi uma das responsáveis por tornar o Windows 95 muito popular em residências e por expandir o acesso à internet no mundo. Acredita-se que o “boom” da internet não teria ocorrido sem o Windows 95.

O papel de parede de labirinto do Windows 95 também é um ícone do sistema operacional (Foto: Reprodução )

Internet Explorer

Se o sistema operacional facilitou a conexão, o Internet Explorer foi o responsável direto pelo aumento do número de internautas nos anos 1990. O programa passou a ser integrado ao Windows 95 uma semana depois do lançamento, abrindo caminho, mais tarde, para a guerra dos navegadores com o Netscape. A briga chegou ao fim com a interferência de tribunais nos EUA, que acusaram a Microsoft de monopólio. Ainda assim, para boa parte dos usuários nos primeiros anos da web, o IE virou o verdadeiro sinônimo de internet.

Arquitetura de 32 bits

A arquitetura de 32 bits que começou a ser substiuída pela de 64 bits apenas no começo dos anos 2000, apareceu como uma verdadeira revolução no Windows 95. Essa era apenas uma das características do que foi considerado o primeiro sistema operacional completo da Microsoft. O Windows trazia também, pela primeira vez, o MS-DOS integrado, acabando de vez com a esperança da indústria de criar um concorrente para o sistema baseado em linhas de código com forte presença em empresas.

Plug & Play

Outra função importante lançada pelo Windows 95 foi o mecanismo Plug & Play para conectar periféricos e acessórios. Até então, qualquer aparelho ligado ao computador requeria o acesso a drivers via disquete. No Windows lançado em 1995, pela primeira vez, alguns dispositivos poderiam ser usados por meio de um mecanismo automatizado de instalação.

Windows 95 marca o inicio da tradicional interface do Windows (Foto: Divulgação/Microsoft)

Feito para jogos

A fama atual do Windows como sistema ideal para gamers começou com a chegada do DirectX no Windows 95. Apesar de um começo criticado e de baixa aceitação, o padrão ganhou a popularidade da indústria de games e foi responsável por alçar o sistema operacional ao posto de principal plataforma para rodar jogos de alto rendimento no computador.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.