Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Excel 2016 permite montar planilhas com sistemas de conversão de diferentes tipos de moedas — dólar para real, euro para real etc— com recursos para importar e atualizar dados online sobre as atuais taxas de câmbio.

Através da ferramenta “Obter dados”, o programa permite extrair tabelas da Internet, podendo ainda atualizar as informações periodicamente direto no documento. Confira neste tutorial como criar fazer sistemas de conversão de moedas, para saber o valor do dinheiro em tempo real.

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Acesse um site com taxas cambiais que tenha a apresentação de dados em tabelas. Um dos mais fáceis de configurar e converter para o Excel é o portal X-Rates. Acesse-o pelo navegador, escolha uma moeda e clique na opção “Rates Table”;

Acesse o X-Rates pelo browser, escolha a moeda e clique em “Rates Table” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Acesse o X-Rates pelo browser, escolha a moeda e clique em “Rates Table” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Acesse o X-Rates pelo browser, escolha a moeda e clique em “Rates Table” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. No ambiente “Rates Table”, selecione o link no navegador e copie o endereço, para exportar os dados para o Excel;

Copie o endereço do ambiente “Rates Table” do X-Rates (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Copie o endereço do ambiente “Rates Table” do X-Rates (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Copie o endereço do ambiente “Rates Table” do X-Rates (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. No Microsoft Excel, acesse a aba “Dados” e selecione “Obter Dados”. Depois, assinale a opção “De Outras Fontes” e, em seguida, “Da Web”;

Na aba “Dados” do Excel, clique em “Obter Dados e siga as orientações da imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Na aba “Dados” do Excel, clique em “Obter Dados e siga as orientações da imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Na aba “Dados” do Excel, clique em “Obter Dados e siga as orientações da imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Em seguida, insira o endereço do ambiente “Rates Table” do site X-Rates para extrair os dados da tabela com as taxas cambiais encontradas;

Cole o endereço do “Rates Table” do X-Rates (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Cole o endereço do “Rates Table” do X-Rates (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Cole o endereço do “Rates Table” do X-Rates (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Antes de extrair os dados, o Excel irá confirmar o tipo de acesso do conteúdo que será extraído da web. Confirme a opção “Anônimo” com o endereço do site e aperte em “Conectar”;

Confirme a opção com o link do site e clique em “Conectar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Confirme a opção com o link do site e clique em “Conectar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Confirme a opção com o link do site e clique em “Conectar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. A obtenção de dados do Excel irá apresentar uma visualização prévia dos tipos de dados que poderão ser extraídos da página escolhida. Selecione um dos modelos na parte esquerda da janela, confira a apresentação dos dados no exemplo e pressione o botão “Carregar”;

Escolha um dos modelos de extração de dados, confira a prévia e confirme em “Carregar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Escolha um dos modelos de extração de dados, confira a prévia e confirme em “Carregar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Escolha um dos modelos de extração de dados, confira a prévia e confirme em “Carregar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Os dados extraídos serão apresentados em uma nova planilha, dentro do arquivo de Excel aberto. Antes de prosseguir, confira os dados, pois a extração de tabelas da web pode deslocar ou excluir virgulas — detalhe fundamental em um conversor de moedas;

Confira os dados da tabela do X-Rates, extraída em uma nova planilha (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Confira os dados da tabela do X-Rates, extraída em uma nova planilha (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Confira os dados da tabela do X-Rates, extraída em uma nova planilha (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Em uma outra planilha, dentro do mesmo documento de Excel, crie os parâmetros para fazer o conversor cambial, com valores e moedas em linhas e colunas. Em seguida, crie a função “=X*”, com “X” representando a célula que terá o valor em Real convertido para outras moedas;

Em outra planilha, digite “=X*”, com “X” representando a célula com o valor convertido (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Em outra planilha, digite “=X*”, com “X” representando a célula com o valor convertido (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Em outra planilha, digite “=X*”, com “X” representando a célula com o valor convertido (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 9. Logo em seguida, e sem terminar a fórmula criada, volte para a planilha extraída do X-Rates e escolha a taxa correspondente a coluna da moeda — no caso, o exemplo é em Dólar Americano. A função ficará “=X*PlanilhaY!W”, com “PlanilhaY” representando o nome da planilha extraída e “W” a célula com a taxa de conversão da moeda;

Conclua a fórmula trocando de planilha e selecionando o campo com a taxa cambial desejada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Conclua a fórmula trocando de planilha e selecionando o campo com a taxa cambial desejada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Conclua a fórmula trocando de planilha e selecionando o campo com a taxa cambial desejada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 10. Repita a operação para reproduzir a conversão de outras moedas e, após criar a sua planilha de conversão cambial, clique na aba “Dados” e aperte em “Consultas e Conexões”. Na janela “Propriedade dos Dados Externos”, aperte no botão com o ícone de uma janela”;

Na aba “Dados”, clique em “Consultas e Conexões” e na janela desta configuração, clique no ícone em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Na aba “Dados”, clique em “Consultas e Conexões” e na janela desta configuração, clique no ícone em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Na aba “Dados”, clique em “Consultas e Conexões” e na janela desta configuração, clique no ícone em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 11. Em “Propriedade de Consulta”, marque as opções de configuração da atualização dos dados extraídos da web para que a planilha com taxas e confirme em “OK”.

Selecione as opções de atualização da planilha de taxas cambiais e aperte “OK” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione as opções de atualização da planilha de taxas cambiais e aperte “OK” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Selecione as opções de atualização da planilha de taxas cambiais e aperte “OK” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Como converter texto em números pelo Excel? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.