Criar pen drive USB bootável é importante para tentar resgatar um software com problema, além de uma maneira para reinstalar sistemas operacionais em computadores de todos os tipos. São ferramentas grátis para baixar, como o Rufus, Yumi e UNetBootIn — leves e simples de usar —, que permitem criar unidades de inicialização com imagens do Windows, Linux e macOS , além de ferramentas avançadas para o diagnóstico e recuperação de dados.

Quer comprar pen drive, PC e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para ajudar o usuário, o TechTudo reuniu os melhores programas para download que criam pen drive bootável facilmente. Saiba mais sobre as opções na lista abaixo.

Rufus é levinho e tem versão que dispensa instalação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

1. Rufus

O Rufus é um dos melhores apps disponíveis para a tarefa de criação de pen drives bootáveis. Além de ser portátil – funciona sem instalação –, o aplicativo pode alcançar o drive USB na busca de defeitos, como blocos irregulares e outras inconsistências que podem condenar o pen drive a médio prazo.

Para iniciantes, a ideia do dispositivo bootável pode parecer meio intimidadora e é positivo que o Rufus contribua para simplificar o processo: a interface é concisa, limpa e facilita a vida de quem recorre ao pen drive para o resgate de um sistema pela primeira vez. O Rufus roda no Windows e permite criar discos com imagens do Linux, macOS e do próprio Windows.

2. Yumi

...

Yumi se destaca pela possibilidade de multiboot num mesmo pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Yumi é um app para Windows fácil de usar e com um recurso interessante: a possibilidade de criar um pen drive multiboot, ou seja, com mais de um sistema diferente. Dessa forma, você pode ter um pen drive bootável com Ubuntu, Windows 10 e Android, por exemplo.

Essa versatilidade permite cobrir todas as bases quando se trata de sistemas operacionais em unidades USB para recuperar ou mesmo instalar tudo do zero. O programa também suporta ferramentas de recuperação de dados.

3. Universal USB Installer

Parecido com o Yumi, o Universal USB Installer reconhece uma série de sistemas e ferramentas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Com interface parecida a do Yumi, o Universal USB Installer também tem recurso extra de destaque. Ele dispõe de uma série de sistemas operacionais pré-definidos e que podem ser baixados pelo próprio aplicativo antes da gravação no pen drivre.

O recurso é especialmente útil para momentos inesperados, quando há a necessidade de um pen drive bootável. Basta escolher a opção disponível na lista do Universal USB Installer para, em seguida, o download ser feito automaticamente.

UNetBootIn pode ser instalado no Linux e no macOS também (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O ponto importante sobre o UNetBootIn é o fato de o app ser multiplataforma, ou seja, dispor de versões para Windows, macOS e Linux. A ferramenta é capaz de criar discos bootáveis em pen drives do Windows e Linux.

Assim como o Universal USB Installer, o programa pode obter sozinho as versões de Linux para a gravação do disco de inicialização.

Media Creation Tool é bem fácil de usar e ótima opção para criar USB inicializável do Windows (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Aplicativo oficial da Microsoft, o Media Creation Tool facilita a criação de pen drives inicializáveis com imagens do Windows. A aplicação faz todo o processo, baixa a ISO sozinho do site da Microsoft e garante instalar no seu computador — ou de terceiros — uma cópia legítima do Windows.

Caso precise produzir um disco inicializável do Windows 10, é difícil encontrar alternativa melhor: o Media Creation Tool tem bom funcionamento e é intuitivo.

6. Criador de discos

Ubuntu e outras distros costumam trazer ferramentas próprias para criar pendrives bootáveis (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Linux oferece uma variedade de ferramentas preparadas para fornecer possibilidades de recuperação do sistema, assim como no Windows. Este é o caso do Criador de Disco de Inicialização, embutido no Ubuntu e com uma porção de distros diferentes — distribuição própria de aprimoramento do software.

Bem simples de usar, o utilitário possibilitar gravar uma imagem de inicialização e tornar um pen drive bootável com versões do Linux ou do Windows.

Qual é o melhor sistema operacional? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.