Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Usuários do Android podem instalar apps para proteger o conteúdo da Galeria de Fotos por meio de senhas e outras formas de autenticação. Ideal para quem deseja mais privacidade, o método garante que só você tenha acesso aos seus álbuns. Outra opção, específica de quem usa celulares da Samsung, é esconder fotos dentro da chamada Pasta Segura, recurso próprio dos Galaxy mais recentes e que é simples de configurar e bastante confiável.

Nesse tutorial, usaremos o aplicativo Bloqueio AppLock, que permite proteger a galeria por meio de padrões na tela. O passo a passo foi reproduzido em um Galaxy S8 com Android 8 Oreo, mas você deve encontrar a ferramenta em outros modelos da marca.

Dicas permitem que você proteja o acesso à Galeria de Fotos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Dicas permitem que você proteja o acesso à Galeria de Fotos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Dicas permitem que você proteja o acesso à Galeria de Fotos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Usando o aplicativo Bloqueio AppLock

Passo 1. Execute o Bloqueio AppLock. Na primeira tela, haverá uma aviso convidando você a criar o seu padrão de desbloqueio. Escolha o aplicativo "Galeria" para proteger suas fotos.

Instale o aplicativo e escolha a opção "palavra passe" para criar um método de desbloqueio (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Instale o aplicativo e escolha a opção "palavra passe" para criar um método de desbloqueio (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Instale o aplicativo e escolha a opção "palavra passe" para criar um método de desbloqueio (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Desenhe seu padrão de bloqueio e escolha um tema para a tela do app.

Desenhe o padrão para desbloquear a Galeria e escolha um tema para o Bloqueio AppLock (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Desenhe o padrão para desbloquear a Galeria e escolha um tema para o Bloqueio AppLock (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Desenhe o padrão para desbloquear a Galeria e escolha um tema para o Bloqueio AppLock (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Na sequência, o aplicativo lembra você que será preciso liberar acesso para mais privacidade. O passo é opcional e você pode optar por não ativar essas permissões especiais.

Aplicativo indica que liberar permissões especiais melhora a privacidade. Você pode desligar a opção, se preferir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aplicativo indica que liberar permissões especiais melhora a privacidade. Você pode desligar a opção, se preferir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Aplicativo indica que liberar permissões especiais melhora a privacidade. Você pode desligar a opção, se preferir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Retorne à tela principal do Bloqueio AppLock. Note que, por padrão, o aplicativo já define o bloqueio a uma série de apps. Caso deseje só a Galeria, desmarque as outras opções. Se você já escolheu o padrão de desbloqueio e autorizou o Bloqueio AppLock, as proteções já devem estar em vigor. Veja na imagem como o aplicativo de proteção se comporta quando você tentar abrir a Galeria:

Escolha o que deseja proteger. Quando tentar abrir o aplicativo, o Bloqueio AppLock irá exigir o seu padrão de desbloqueio (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha o que deseja proteger. Quando tentar abrir o aplicativo, o Bloqueio AppLock irá exigir o seu padrão de desbloqueio (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Escolha o que deseja proteger. Quando tentar abrir o aplicativo, o Bloqueio AppLock irá exigir o seu padrão de desbloqueio (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Usando a Pasta Segura dos celulares da Samsung

Passo 1. Abra as “Configurações” do celular e faça uma busca por “pasta” ou “pasta segura”.

Você terá que ativar a Pasta Segura, caso nunca tenha usado o recurso (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Você terá que ativar a Pasta Segura, caso nunca tenha usado o recurso (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Você terá que ativar a Pasta Segura, caso nunca tenha usado o recurso (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Abra a ferramenta Pasta Segura e inicie o recurso.

Siga os procedimentos e escolha "Confirmar" para ativar a Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Siga os procedimentos e escolha "Confirmar" para ativar a Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Siga os procedimentos e escolha "Confirmar" para ativar a Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Escolha um tipo de autenticação para acessar o conteúdo protegido. Você pode usar padrões, senhas, PINs e os sensores biométricos do seu telefone. Em seguida, o celular dará início ao processo de criação da sua Pasta Segura.

Depois que escolher um método de autenticação, você poderá ativar a Pasta Segura: o processo leva alguns instantes (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Depois que escolher um método de autenticação, você poderá ativar a Pasta Segura: o processo leva alguns instantes (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Depois que escolher um método de autenticação, você poderá ativar a Pasta Segura: o processo leva alguns instantes (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. A Pasta Segura funciona de uma forma um pouco diferente do Bloqueio AppLock. O recurso da Samsung cria novas versões protegidas dos apps que você deseja esconder. Isso significa que a galeria presente na pasta está vazia: você precisa copiar as fotos que deseja ocultar para dentro dela.

Pasta Segura cria uma versão protegida dos seus apps; se você for conferir, verá que a sua Galeria protegida estará completamente vazia (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Pasta Segura cria uma versão protegida dos seus apps; se você for conferir, verá que a sua Galeria protegida estará completamente vazia (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pasta Segura cria uma versão protegida dos seus apps; se você for conferir, verá que a sua Galeria protegida estará completamente vazia (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Para adicionar arquivos – ou mesmo pastas de fotos – use a opção de “Adicionar arquivos” e escolha o tipo de arquivo que deseja incluir. Dentro da sua Galeria, escolha as imagens que deseja proteger e toque em “Concluído”.

Escolha opção para adicionar os arquivos e escolha as fotos que quer esconder na pasta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha opção para adicionar os arquivos e escolha as fotos que quer esconder na pasta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Escolha opção para adicionar os arquivos e escolha as fotos que quer esconder na pasta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. O sistema dará a você duas opções: mover as fotos, o que significa deixá-las completamente ocultas na Pasta Segura, ou fazer cópias das imagens, o que significa que elas ainda serão visíveis na Galeria “pública” do seu celular.

A diferença é: "copiar" faz cópias e mantem fotos originais na galeria pública; "mover" recorta os arquivos, deixando-os disponíveis apenas na Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)A diferença é: "copiar" faz cópias e mantem fotos originais na galeria pública; "mover" recorta os arquivos, deixando-os disponíveis apenas na Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A diferença é: "copiar" faz cópias e mantem fotos originais na galeria pública; "mover" recorta os arquivos, deixando-os disponíveis apenas na Pasta Segura (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Pronto, veja que as fotos foram movidas para dentro da galeria protegida. Para acessar a Pasta Segura, e consequentemente seu conteúdo protegido, basta encontrar o atalho para a ferramenta entre seus apps.

Veja que nossa galeria protegida já ficou povoada com algumas fotos. Para acessá-la, basta usar o atalho para a Pasta Segura entre seus apps (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Veja que nossa galeria protegida já ficou povoada com algumas fotos. Para acessá-la, basta usar o atalho para a Pasta Segura entre seus apps (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Veja que nossa galeria protegida já ficou povoada com algumas fotos. Para acessá-la, basta usar o atalho para a Pasta Segura entre seus apps (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Três formas de recuperar fotos apagadas no Android

Três formas de recuperar fotos apagadas no Android

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.