Os smartphones contam com câmeras cada vez mais avançadas e aplicativos que podem ajudar a editar imagens e torná-las melhores sem a necessidade de importar arquivo para o PC ou usar softwares mais complicados como o Adobe Photoshop. Pensando nisso, reunimos alguns apps e ferramentas nativas para Android e iPhone que podem ajudar você a editar fotografias com ajustes de saturação, brilho, exposição, sombras e outros parâmetros importantes.

Para saber como editar e aproveitar ao máximo as fotos que você faz usando a câmera do seu celular, siga as dicas que preparamos. Nos tutorial a seguir, usamos um iPhone 7 atualizado com iOS 11 e um Moto C Plus com sistema Android 7 (Nougat).

Dica mostra como melhorar suas fotos usando apps e recursos de edição nativos no iPhone e Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Melhorar as cores, brilho, contraste e retirar sombras indesejadas

O aplicativo Picsart é uma ferramenta simples que permite, entre outras coisas, alterar todos os principais parâmetros de uma imagem. Em seu modo editor, ele traz opções para ajustes rápidos que podem melhorar a imagem sem dificuldades. O Picsart é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Passo 1. Abra o Picsart e toque no ícone "+ " na parte inferior da tela. Em seguida, toque no modo "Editar".

... iner">

Ação para abrir o modo editor do aplicativo editor de imagens Picsart (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque na imagem que deseja editar para que ela seja importada para o Picsart. Na janela seguinte, toque na opção "Ferramentas".

Ação para abrir uma imagem no modo de edição do aplicativo Picsart (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Toque na opção "Ajustar" e use os parâmetros para alterar as principais características da imagem. Busque por controle de brilho, claridade, saturação e sombra para obter bons resultados a partir da foto original. Para salvar as laterações, toque em "Aplicar".

Ferramentas para alterar parâmetros de uma imagem no app Picsart (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Toque no botão "Salvar", em seguida, na mesma opção para que a imagem editada seja efetivamente salva em seu smartphone.

Ação para salvar uma imagem editada no aplicativo Picsart (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

A imagem da direita é a foto original. Note que na versão editada pelo Picsart aplicamos um corte para melhorar o enquadramento e deixamos o objeto principal mais vivo e sem as sombras que prejudicavam sua visualização.

Antes e depois de uma imagem editada com o app Picsart (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Melhorar a saturação de uma imagem

Gratuito para iPhone e Android, o Snapseed é uma opção completa para edição de fotos no celular. Além de recursos simples, ele apresenta ferramentas complexas para criar imagens com dupla exposição, escrever em fotos e aplicar efeito HDR. Na sequência a seguir, mostramos como usar a ferramenta para acertar a saturação de uma foto.

Passo 1. Abra o snapseed e toque no ícone "+" na parte central da tela. Em seguida, toque na imagem que deseja editar.

Ação para importar uma imagem para editar no app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque na opção "Ferramentas" e, na tela de opções, escolha "Ajustar imagem".

Ação para acessar as ferramentas de ajustes para fotos do app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Toque no ícone de ajustes na parte inferior da tela. Nesse momento, escolha a opção "Saturação".

Ação para abrir a ferramenta para ajuste de saturação no app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Use o gesto de deslizar para esquerda e para a direita da tela para controlar a intensidade da saturação da imagem. A imagem abaixo exibe o antes (imagem na esquerda) e o resultado da regulagem (imagem na direita da tela). Quando estiver satisfeito, toque no ícone de visto na parte inferior da tela.

Ação para ajustar a saturação em uma imagem usando o app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Toque na opção "Exportar" e escolha novamente "Exportar" para que uma cópia da imagem seja enviada para a biblioteca do seu telefone.

Ação para salvar uma imagem que teve a saturação editada no Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Melhorar a exposição de uma foto

O Aviary Photo Editor é uma ferramenta gratuita com funções simples para melhorar fotos. Ele traz o recurso de ajuste de exposição que pode ajudar a tratar fotos com excesso de luminosidade, com pontos muitos escuros ou que estejam claras demais. Veja como usar o modo de exposição.

Passo 1. Abra o Aviary e toque na imagem que deseja editar. Em seguida, toque na opção "Ajustar" na parte inferior da tela.

Ação para acessar a tela de ajustes do app Aviary (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque na opção "Exposição" e use o botão deslizante para regular a intensidade do efeito. Quando estiver satisfeito, clique no ícone de visto no canto inferior direito da tela.

Ação para salvar a edição da exposição de uma imagem no app Aviary (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Para salvar a regulagem, toque em "Aplicar". Em seguida, toque em "Ok" para que uma cópia da imagem seja baixada para seu smartphone.

Ação para salvar no celular uma imagem editada pelo aplicativo Aviary (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

O antes e depois da imagem mostram que o recurso pode ajudar a retirar altas taxas de branco na cena. No entanto, por não se tratar de uma imagem do tipo RAW, o arquivo editado não apresenta resultado muito satisfatório. Ainda assim, a opção do Aviary é interessante para fotos com área saturadas em branco ou muito escuras.

Antes e depois de uma imagem superexposta tratada no app Aviary (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ferramentas e filtros do editor de fotos nativo do iPhone

Passo 1. Abra uma foto na biblioteca do iPhone e toque na opção "Editar". Em seguida, use o botão de roda branca na parte inferior da tela.

Ação para verificar a opções da ferramenta de edição de imagens nativa do iOS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. A ferramenta permite regular opções para luz, cor e ajustes preto e branco (P&B). Toque no ícone de bolas se fundindo para ver as opções de filtro.

Opções de edição para uma foto na biblioteca do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Toque em um dos filtros para que ele seja aplicado na imagem. Feito isso, basta tocar em "OK" para salvar a edição na biblioteca do iPhone.

Ação para salvar uma edição de foto na biblioteca do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

O antes e depois da imagem mostram que a imagem recebeu tons mais intensos em suas cores e mais sombras que evidenciam o elemento principal. Note como a árvore está mais viva na imagem à direita.

Antes e depois de uma imagem editada através da biblioteca do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ferramentas e filtros do Google Fotos no Android

Passo 1. Abra uma foto no Android e toque no ícone de regulagens na parte inferior da tela. Em seguida, toque no ícone de recorte no canto inferior direito da tela.

Ação para abrir a ferramenta de recorte do Google Fotos para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Use os dedos para selecionar a área da fotografia que deseja cortar e toque em concluído para efetivar o corte. Em seguida, toque no ícone de regulagens na parte inferior da tela.

Ação para acessar a ferramenta para edição de parâmetros de imagens no Google Fotos para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Altere a imagem com os ajustes de iluminação, cor e pop. Em seguida, toque no ícone no canto inferior direito da tela para verificar os filtros oferecidos pela plataforma. Toque em um dos filtros e use o botão "Salvar" para alterar a imagem. A imagem abaixo também exibe o antes e depois do arquivo. Note que o filtro do aplicativo deixou tons brancos mais em evidência e tons verdes menos intensos.

Opções para regulagens de parâmetros de uma imagem e filtros oferecidos pelo Google Fotos para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite as dicas para aproveitar melhor as fotos feitas com a câmera de seu smartphone.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.