Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A lista de todos os candidatos das Eleições 2018 está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Chamado de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), o site mostra informações dos candidatos a Presidente, Governador, Senador e Deputados Federal e Estadual que aparecerão na urna em 7 de outubro, dia da votação.

Na plataforma, o eleitor tem acesso a dados como nome do candidato, número, partido, coligação e situação da candidatura, para saber se poderá votar ou não naquela pessoa. Além disso, são exibidos dados biográficos, bens declarados e a prestação de contas dos recursos utilizados na campanha. As informações são atualizadas três vezes ao dia, às 8h, 14h e 19h. O passo a passo a seguir foi realizado com uma consulta ao cargo de presidente da República, mas o procedimento é o mesmo para os cargos estaduais na eleição deste ano.

Site do TSE mostra informações detalhadas dos candidatos das Eleições 2018 (Foto: Divulgação/TSE)Site do TSE mostra informações detalhadas dos candidatos das Eleições 2018 (Foto: Divulgação/TSE)

Site do TSE mostra informações detalhadas dos candidatos das Eleições 2018 (Foto: Divulgação/TSE)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Acesse o portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE (divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga). Para visualizar os candidatos à presidência em 2018, clique no ícone com o mapa do Brasil. Para ver os cargos estaduais (governadores, senadores e deputados), selecione a região que desejar;

Selecione o local desejado para ver candidatos de todo o país nas Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Selecione o local desejado para ver candidatos de todo o país nas Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Selecione o local desejado para ver candidatos de todo o país nas Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 2. Na tela seguinte, passe o cursor sobre o Brasil ou um estado para visualizar a ficha com o resumo de candidaturas. Clique na opção “Candidatos”;

Veja os candidatos do local desejado no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Veja os candidatos do local desejado no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Veja os candidatos do local desejado no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 3. Selecione se deseja ver os candidatos a Presidente ou Vice-presidente. No caso de candidaturas estaduais, você pode selecionar entre as opções Governador, Vice-governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual ou suplentes. Para este exemplo, escolhemos os candidatos à presidência do Brasil;

Escolhendo o cargo para ver os candidatos nas Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Escolhendo o cargo para ver os candidatos nas Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Escolhendo o cargo para ver os candidatos nas Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 4. Você verá a lista de candidatos organizada por nome em ordem alfabética. Também são exibidos o número de votação, situação de candidatura, partido e coligação. Clique sobre uma opção na coluna “Nome na urna” para abrir as informações do candidato;

Selecione um candidato para ver as informações sobre sua candidatura (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Selecione um candidato para ver as informações sobre sua candidatura (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Selecione um candidato para ver as informações sobre sua candidatura (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 5. A página do candidato mostrará seu nome, foto, número de votação, cargo pleiteado, partido, CNPJ e situação da candidatura.;

Página do candidato no site do TSE mostra informações sobre sua candidatura (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Página do candidato no site do TSE mostra informações sobre sua candidatura (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Página do candidato no site do TSE mostra informações sobre sua candidatura (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 6. Logo abaixo, você poderá ver dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, ocupação e grau de escolaridade. Também será exibido o candidato a vice na chapa;

Dados biográficos do candidato também são exibidos no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Dados biográficos do candidato também são exibidos no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Dados biográficos do candidato também são exibidos no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 7. Descendo um pouco mais a tela, estarão informações financeiras da campanha, como prestação de contas, receita, despesas e fornecedores;

Site do TSE também mostra prestação de contas dos recursos utilizados pelo candidato na campanha das Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Site do TSE também mostra prestação de contas dos recursos utilizados pelo candidato na campanha das Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Site do TSE também mostra prestação de contas dos recursos utilizados pelo candidato na campanha das Eleições 2018 (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 7. Para ver o patrimônio declarado pelo candidato, selecione a opção "Lista de bens declarados", na seção "Consultas", que fica à esquerda logo abaixo da foto do postulante.

É possível ver os bens declarados pelo candidato no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)É possível ver os bens declarados pelo candidato no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

É possível ver os bens declarados pelo candidato no site do TSE (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Pronto. Acesse o site do TSE para saber quais são os candidatos que concorrerão nas Eleições 2018 para Presidente e para os cargos do seu estado.

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.