Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Os efeitos do Instagram vão além dos filtros. As ferramentas para fotos permitem fazer alterações como mudar a perspectiva, girar, aplicar cores, ajustar brilho, entre outros ajustes. Combinados, os recursos oferecem muitas possibilidades de edição, o que dispensa a instalação de outros apps no celular. Além disso, a integração com Facebook e Twitter, permitir publicar ao mesmo tempo em todas as redes.

O tutorial a seguir ensina como usar todas as funções de edição do Instagram e aproveitar ao máximo os filtros e efeitos do aplicativo de fotos. O procedimento foi realizado em um smartphone Moto G5S Plus com Android 7.1.1, mas pode ser reproduzido em outras versões do sistema do Google e no iPhone (iOS).

Além dos filtros: aprenda a usar todos os efeitos de edição nas fotos do Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)Além dos filtros: aprenda a usar todos os efeitos de edição nas fotos do Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

Além dos filtros: aprenda a usar todos os efeitos de edição nas fotos do Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

Quer comprar celular, computador e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Ao subir uma foto no Instagram, seja da galeria do celular ou capturada com o app, a plataforma exibirá as opções de filtro com uma prévia. Dê um toque simples sobre o efeito para que ele seja aplicado à imagem. Clique novamente para abrir os ajustes do efeito;

Escolha e aplique um filtro no Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Escolha e aplique um filtro no Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Escolha e aplique um filtro no Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Todos os filtros têm uma barra de intensidade. Arraste o círculo para a direita para aumentar o efeito ou para a esquerda, para diminuir. Alguns deles, como o Hudson, também têm um botão para inserir moldura na foto. Depois de aplicar as transformações, vá em "Concluir";

Ajuste de intensidade do filtro do Instagram pode ser feito de forma simples (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ajuste de intensidade do filtro do Instagram pode ser feito de forma simples (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ajuste de intensidade do filtro do Instagram pode ser feito de forma simples (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Deslize o dedo da direita para a esquerda para ver todos os filtros. Na última posição, há o menu "Gerenciar", capaz de personalizar detalhes do app no seu celular. Entre nele e desmarque os filtros que não gostar para excluí-los da rolagem. Outros filtros — não marcados por padrão — podem ser adicionados nas opções. A ordem de exibição dos itens também pode ser modificada, basta manter o dedo pressionado em um deles e arrastar para baixo ou para cima. Essas configurações mantêm seus efeitos favoritos na parte de mais fácil acesso;

Menu de gerenciamento de filtros do Instagram habilita outras alternativas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Menu de gerenciamento de filtros do Instagram habilita outras alternativas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Menu de gerenciamento de filtros do Instagram habilita outras alternativas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. É possível colocar efeitos visuais nas fotos por meio do menu "Editar". Ele reúne as seguintes ferramentas: ajuste, brilho, contraste, estrutura, temperatura, saturação, cor, esmaecer, realce, sombras, vinheta, tilt shift e nitidez;

Menu de ferramentas de edição de foto do Instagram permite maior controle sobre as aplicações (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Menu de ferramentas de edição de foto do Instagram permite maior controle sobre as aplicações (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Menu de ferramentas de edição de foto do Instagram permite maior controle sobre as aplicações (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. A maioria dos recursos de edição tem ajuste igual ao dos filtros. Basta arrastar o círculo da régua para a direita ou esquerda, a fim de aumentar ou reduzir a intensidade. Para aplicar, toque em "Concluir";

Ajuste nas ferramentas de edição de foto do Instagram são semelhantes aos filtros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ajuste nas ferramentas de edição de foto do Instagram são semelhantes aos filtros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ajuste nas ferramentas de edição de foto do Instagram são semelhantes aos filtros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Alguns recursos, porém, têm funcionamento um pouco diferente, como é o caso do "Ajuste". Nele podem ser encontradas três opções para mudar a perspectiva da foto. Vá em um dos botões e depois arraste a régua para alterar o sentido do ajuste. No canto superior direito há um recurso para rotacionar a imagem sem mudar a perspectiva. Toque em "Concluir" para validar as alterações;

Ferramenta de ajuste do Instagram oferecem opções úteis (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ferramenta de ajuste do Instagram oferecem opções úteis (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ferramenta de ajuste do Instagram oferecem opções úteis (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Outra ferramenta com dinâmica própria é a de "Cor". Ao entrar nela, você estará na aba "Sombras". Pressione sobre uma cor e veja que a imagem passa a ter esta tonalidade. Toque novamente sobre a cor para abrir o ajuste de intensidade;

Ferramenta de cor nas edições de foto do Instagram tem regulagem diferenciada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ferramenta de cor nas edições de foto do Instagram tem regulagem diferenciada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ferramenta de cor nas edições de foto do Instagram tem regulagem diferenciada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Mude a potência da cor de sombra conforme desejado e, em seguida, aperte em "Concluir" para confirmar. Depois toque sobre a aba "Realce" para mudar a segunda cor predominante na foto — neste exemplo, escolhemos o rosa. Clique mais uma vez sobre a tonalidade para aumentar ou reduzir sua intensidade, conforme descrito no passo anterior. Ao terminar de usar a ferramenta de cor, pressione "Concluir";

Ajuste das cores de realce em foto do Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ajuste das cores de realce em foto do Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ajuste das cores de realce em foto do Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. A ferramenta "Tilt Shift" desfoca parte da foto e deixa uma área nítida em destaque. Ao entrar nela, você terá duas opções de desfoque: Radial, que deixa o centro nítido e desfoca de forma circular; e Linear, com nitidez em uma faixa no meio da foto e desfoco nas partes superior e inferior. Selecione uma delas e aperte em "Concluir" para inserir o efeito;

Uso do recurso Tilt Shift na edição de foto do Instagram pode ser um diferencial na imagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Uso do recurso Tilt Shift na edição de foto do Instagram pode ser um diferencial na imagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Uso do recurso Tilt Shift na edição de foto do Instagram pode ser um diferencial na imagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. O botão de lâmpada no topo da tela é um atalho para o ajuste de brilho, já, descrito anteriormente. Após empregar todos os filtros e efeitos desejados, escolha o botão "Avançar" e termine a publicação como quiser, com a inserção de local, pessoas e legendas. Por fim, aperte "Compartilhar" para postar na plataforma e em outras redes sociais, caso tenha vinculado.

Compartilhamento de foto editada com efeitos do Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Compartilhamento de foto editada com efeitos do Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Compartilhamento de foto editada com efeitos do Instagram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pronto. Aproveite as dicas, use a imaginação e crie a foto ideal para cada momento da sua vida!

Instafollow é seguro? Como funciona? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como colocar música do Spotify no Instagram

Como colocar música do Spotify no Instagram

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.