Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Instagram agora permite usar apps de autenticação, como o Google Authenticator, para realizar a verificação em duas etapas. O mecanismo serve para fortalecer a proteção dos dados e dificultar o acesso à sua conta sem permissão. Antes, isso era feito exclusivamente por SMS, que apresenta falhas de segurança — a mensagem pode ser interceptado por hackers — e podia demorar a responder aos comandos. Com a mudança, o usuário consegue gerar o código direto no celular, ou seja, dispensa a mensagem de texto para fazer o login.

No tutorial a seguir, aprenda a configurar o recurso no Instagram. Para isso, é necessário ter ativado a verificação em duas etapas. O app do Google Authenticator deve ser instalado previamente no celular para que o procedimento seja realizado. As instruções servem para smartphones com Android e iPhone (iOS).

Aprenda a ativar a verificação em duas etapas por app no Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Aprenda a ativar a verificação em duas etapas por app no Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Aprenda a ativar a verificação em duas etapas por app no Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Acesse o seu perfil do Instagram e toque sobre o botão de menu, no canto superior direito. Em seguida, vá em "Configurações", na parte inferior da tela. Na página de configurações da rede social, clique em "Autenticação de dois fatores";

Acesse as configurações do Instagram para iniciar o processo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações do Instagram para iniciar o processo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações do Instagram para iniciar o processo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, ative o item "Aplicativo de autenticação" e, na tela seguinte, selecione "Avançar". Vale lembrar que a opção só aparece para quem já tem a autenticação de dois fatores por SMS ativada;

Configure o aplicativo de autenticação no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configure o aplicativo de autenticação no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Configure o aplicativo de autenticação no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. O aplicativo do Google Authenticator será aberto. Nele, clique em "Sim" para confirmar adição do código do Instagram ao app. Anote a sequência exibida na tela e volte ao aplicativo do Instagram;

Adicionando conta do Instagram ao Google Authenticator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicionando conta do Instagram ao Google Authenticator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Adicionando conta do Instagram ao Google Authenticator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na rede social, pressione "Avançar" e digite a combinação anotada anteriormente. É importante ressaltar que o código é alterado a cada minuto. Em caso de falha, retorne ao Google Authenticator para copiar o código atualizado;

Confirme o código de verificação do Google Authenticator no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Confirme o código de verificação do Google Authenticator no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Confirme o código de verificação do Google Authenticator no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Vá em "Avançar" e, por fim, tire uma captura de tela ou anote os números de recuperação exibidos e os guarde em um local seguro. Eles serão necessários para acessar a sua conta, caso fique sem celular.

Anote os códigos de recuperação exibidos no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Anote os códigos de recuperação exibidos no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Anote os códigos de recuperação exibidos no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Aproveite a dica e proteja o acesso a sua conta do Instagram com o Google Authenticator.

Qual é a sua rede social favorita? Responda no Fórum do TechTudo.

Como saber se fui bloqueado no Instagram? Veja dicas

Como saber se fui bloqueado no Instagram? Veja dicas

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.