Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Adobe Lightroom CC é um software de edição de imagens da Adobe que oferece muitos recursos para os seus usuários. O programa conta com uma interface simples e intuitiva, o que ajuda muito no dia a dia. Além de ajudar a organizar os arquivos, por exemplo, com a criação de álbuns dentro do próprio programa, o software ainda permite manipular e editar imagens.

Para as pessoas que estão entrando no universo de edição de fotos, o Lightroom é uma ótima ferramenta. Entre as opções, o usuário pode mexer em recursos "clássicos" da fotografia, como exposição, saturação e temperatura, além de aplicar filtros (os chamados "presets") e realizar cortes. Conheça, abaixo, as principais funções do software e como ele funciona.

Photoshop: cinco dicas para usar o programa

Photoshop: cinco dicas para usar o programa

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como adicionar fotos

Passo 1. Ao abrir o Lightroom, o software irá indicar logo na tela de abertura para você abrir suas imagens no programa. Para isso, selecione a opção "Adicionar fotos";

Abra as imagens no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Abra as imagens no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Abra as imagens no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Agora, escolha no PC quais imagens você pretende editar. Uma dica: em vez de escolher apenas uma, selecione todas as fotos que você quer usar.

Selecione as fotos que você quer usar no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Selecione as fotos que você quer usar no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Selecione as fotos que você quer usar no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Como criar álbuns

Passo 1. Agora que você já importou as imagens para o programa, o próximo passo é organizar os seus arquivos em álbuns dentro do próprio Lightroom. Para isso, clique no símbolo de uma caixinha na coluna à esquerda, selecione as imagens e, em seguida, assinale a opção "Adicionar um álbum";

Crie álbuns no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Crie álbuns no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Crie álbuns no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Defina o nome do seu álbum e selecione "Criar".

Nomeie o álbum no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Nomeie o álbum no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Nomeie o álbum no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Como editar imagens

Passo 1. Agora que o seu espaço de trabalho já está organizado, é a hora de editar a imagem. E, para isso, o Lightroom é bem intuitivo. As opções de edição ficam na coluna à direita. Você escolhe o recurso que quer usar e, com as barrinhas de cada um deles, aumenta ou diminui a intensidade;

Barra lateral de edição de imagens do Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Barra lateral de edição de imagens do Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Barra lateral de edição de imagens do Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. O exemplo abaixo mostra uma imagem com o recurso "Granulado" modificado. O efeito é realizado de modo bastante simples: aumentando a sua intensidade, como mencionado no passo anterior;

Recurso de "Granulado" em uso no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Recurso de "Granulado" em uso no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Recurso de "Granulado" em uso no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 3. Mais um exemplo: dessa vez com o efeito preto e branco em uso.

Imagem com efeito preto e branco no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Imagem com efeito preto e branco no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Imagem com efeito preto e branco no Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Como salvar arquivos

Passo 1. Ao terminar o trabalho, basta clicar no ícone de compartilhamento, no canto direito superior da tela, e selecionar "Salvar em...";

Salve uma imagem do Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Salve uma imagem do Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Salve uma imagem do Lightroom (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Depois, defina o local e o formato do arquivo no PC e confirme a ação em "Salvar".

Defina como o arquivo do Lightroom deve ser salvo (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Defina como o arquivo do Lightroom deve ser salvo (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Defina como o arquivo do Lightroom deve ser salvo (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Photoshop ou Lightroom; quando usar um ou outro? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.