Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Wikipedia lançou um chamado para os usuários com o objetivo de criar um acervo digital dos artefatos perdidos no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. A proposta é coletar fotos para “preservar a memória” dos cerca de 20 milhões de itens que podem ter sido destruídos no incêndio do último domingo (2). Estima-se que 90% da coleção de 200 anos do Museu tenha sido dizimada.

Pessoas que têm fotos dos achados arqueológicos e outros objetos que compunham a coleção podem fazer upload das imagens para o Wikimedia Commons, plataforma aberta que reúne imagens de livre reprodução e utilização.

Museu Nacional do Rio de Janeiro antes do incêncio (Foto: Divulgação)Museu Nacional do Rio de Janeiro antes do incêncio (Foto: Divulgação)

Museu Nacional do Rio de Janeiro antes do incêncio (Foto: Divulgação)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Fundado por Dom João VI em 1818, o Museu Nacional reunia o maior e mais importante acervo científico da América Latina. Os itens mantidos pela instituição incluíam o fóssil humano conhecido como Luzia, o mais antigo encontrado na América, com cerca de 13 mil anos. Outro artefato conhecido era o meteorito de quase duas toneladas achado em Luziânia na década de 1920. Resistente a altas temperaturas, o objeto foi um dos poucos conservados após seis horas de incêndio.

As chamas começaram às 19h30 do domingo (2), depois de encerrado o horário de visitação. Ainda não se sabe o local de início do fogo e nem a causa. A estrutura do prédio era de madeira e o acervo continha muito material inflamável, o que ajudou no alastramento rápido do fogo.

A Wikipedia não detalha quais fotos são aceitas na coleta. Vale lembrar que, além de objetos e material de pesquisa, muitos documentos foram perdidos no acidente. No Twitter, usuários sugerem à entidade aceitar também o envio de fotos de documentos perdidos e que podem não ter sido digitalizados. A princício, qualquer foto de própria autoria será aceita.

Como enviar fotos para a Wikipedia

Passo 1. Acesse a página do Wikimedia Commons e clique em “Create account” para se registrar no site.

Crie uma conta no Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie uma conta no Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie uma conta no Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Após criar uma conta, localize no menu à esquerda a opção “Upload file”.

Acesse a ferramenta de upload do Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a ferramenta de upload do Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a ferramenta de upload do Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “Next” no rodapé para pular as instruções iniciais.

Avance para acessar a ferramenta de upload (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Avance para acessar a ferramenta de upload (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Avance para acessar a ferramenta de upload (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique em “Select media to share” e selecione as fotos de sua autoria armazenadas no computador.

Selecione fotos do acervo do Museu Nacional para enviar ao Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione fotos do acervo do Museu Nacional para enviar ao Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione fotos do acervo do Museu Nacional para enviar ao Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Clique em “Add more files” para seguir enviando mais fotos. Quando terminar, selecione “Continue”.

Faça o upload de quantas imagens autorais quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça o upload de quantas imagens autorais quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça o upload de quantas imagens autorais quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Digite seu nome completo para preencher o formulário de permissão de reprodução do material na licença Creative Commons. Depois, clique em “Next”.

Preencha a declaração de propriedade da foto e avance (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Preencha a declaração de propriedade da foto e avance (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Preencha a declaração de propriedade da foto e avance (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Dê um nome e uma descrição para a imagem. Lembre-se de marcar o idioma correto da descrição. Use o botão “Add description in another language” para adicionar o conteúdo em mais idiomas.

Descreva a imagem enviada ao Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Descreva a imagem enviada ao Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Descreva a imagem enviada ao Wikimedia Commons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Abaixo, selecione a categoria Museu Nacional, Rio de Janeiro e clique em “Publish” para finalizar.

Wikimedia Commons conta com uma categoria específica para o acervo do Museu Nacional (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Wikimedia Commons conta com uma categoria específica para o acervo do Museu Nacional (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Wikimedia Commons conta com uma categoria específica para o acervo do Museu Nacional (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Via Twitter

Como editar uma foto na Wikipedia? Veja no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.