A Metal Jet é a nova impressora 3D da HP capaz de trabalhar com metal. O dispositivo promete atingir níveis de produtividade 50 vezes maiores do que tecnologias de impressão tridimensional disponíveis na atualidade. Seu preço de lançamento é de US$ 400 mil, pouco mais de R$ 1,6 milhão em conversão direta, sendo destinada a aplicações industriais.

Seus recursos especializados incluem trabalho com materiais pesados, como aço e liga metálica, mais comum no ramo. Entre os primeiros consumidores da fabricante nessa nova fase, estão a Volkswagen e empresas responsáveis pela produção de equipamentos hospitalares.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Impressora promete eficiência e baixo custo na impressão de objetos metálicos (Foto: Divulgação/HP)

Embora possa trabalhar com metal e ser usada para a fabricação de peças e componentes de precisão, como partes da suspensão de um automóvel, a Metal Jet aplica conceitos de impressão tridimensional convencionais. A Volksvagen estuda usar a tecnologia para imprimir suportes de espelhos retrovisores e alavancas de câmbio, por exemplo.

A máquina funciona seguindo um arquivo digital que orienta o movimento da cabeça de impressão. Semelhante a outros aparelhos do tipo – e até mesmo a modelos 2D convencionais – essa cabeça segue o arquivo e depõe uma camada de material metálico. Em seguida, um agente aglutinante (que funciona como cola) é aplicado. Alternando entre metal e cola, o procedimento segue até que o design esteja completo.

... chtudo">

Parceiros da HP já testam produtos impressos pela Metal Jet. Alavanca de câmbio é um exemplo (Foto: Divulgação/HP)

O material impresso é então submetido a um processo de aquecimento bastante usado na metalúrgica, chamado de “sinterização”. Isso garante que o aço se torne um bloco coeso e que haja união entre as diversas camadas. Essas, por sua vez, são compostas por pequenas partículas do metal utilizado, conhecidas por voxel. Cada unidade mede apenas 20 x 20 x 50 microns e pode ser considerada um pixel tridimensional – o termo é formado por “vo”, de volume, e “xel” de pixel.

Tecnologia da HP permite impressão de peças metálicas com maior eficiência do que outras técnicas disponíveis (Foto: Divulgação/HP)

Segundo a HP, a Metal Jet leva até quatro horas para imprimir um objeto que ocupe todo o volume de 430 x 320 x 200 milímetros suportado pela máquina. O sistema tem maior eficiência do que tecnologias de impressão disponíveis no momento, e deve começar a ser usado pelos primeiros parceiros da HP a partir de 2019. A estimativa é de que o modelo esteja comercialmente disponível a partir de 2020.

Via HP, CNet, Wired e Engadget

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.