O Instagram lançou um guia para dar suporte aos pais que têm filhos adolescentes na rede social. Desenvolvido em parceria com organizações educacionais e instituições que tratam de saúde psicológica, o documento se propõe a ajudar os responsáveis a conversar com os filhos sobre a experiência deles no Instagram, apresentando desde um glossário com termos comuns do meio até as principais ferramentas de segurança do aplicativo. Disponível apenas em inglês e espanhol, o chamado Guia dos Pais do Instagram também reforça que a idade mínima para criar uma conta na rede social é de 13 anos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

“Sabemos que muitos pais e responsáveis pensam no que seus adolescentes estão fazendo online, e sentimos uma grande responsabilidade em garantir que o Instagram seja um lugar positivo para eles se conectarem e compartilharem”, disse a Diretora de Operações do Instagram, Marne Levine, em comunicado postado no blog da rede social. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, 72% dos adolescentes estadunidenses de 13 a 17 anos usam o Instagram.

No Guia para Pais, o Instagram oferece uma visão geral de suas principais ferramentas de segurança, focando em três aspectos: como gerenciar privacidade, interações e tempo na rede social. O manual de 47 páginas traz ainda uma série de perguntas para ajudar os responsáveis pelos nativos digitais a saber o que eles fazem na rede, por exemplo, como reagem diante de abordagens de estranhos e de comentários ofensivos. Conheça os principais pontos abordados no Guia para Pais a seguir.

Gerenciamento de privacidade

Em termos de privacidade, a primeira escolha que os pais podem fazer com os filhos é decidir se a conta será pública ou privada. Contas privadas permitem que o adolescente aprove solicitações apenas de seguidores conhecidos e desejados, e que também remova pessoas da lista de quem os segue. Já em uma conta pública, o conteúdo do feed e dos stories do usuário está exposto a qualquer um. É possível alterar a privacidade do perfil a qualquer momento acessando as configurações.

Caso seu filho receba mensagens e comentários indesejados, o Instagram permite bloquear contas com as quais nãoquer mais interagir. Basta acessar o perfil da pessoa em questão, tocar em “...”, no canto superior direito, e escolher a opção “bloquear”.

Gerenciamento de interações

Para coibir práticas de cyberbullying e assédio na rede, o Instagram disponibiliza a opção de denunciar todo e qualquer conteúdo abusivo. As denúncias são anônimas e podem ser feitas em contas, posts (seja vídeo ou foto) e até em comentários específicos.

Além disso, os adolescentes podem restringir quem comenta em seus perfis e criar um filtro manual de palavras, frases e até emojis que não querem que apareça em comentários de publicações próprias. Esses recursos são acessados na seção “Controle de comentários”, nas opções de configuração do Instagram.

Gerenciamento de tempo

O Instagram planeja disponibilizar uma série de ferramentas para ajudar os responsáveis a entenderem como os adolescentes têm passado seu tempo na rede social e encontrar um equilíbrio. O recurso, divulgado em agosto e que ainda não foi implementado no aplicativo, consiste em um painel de atividades em que é possível ver gráficos da média de t

... empo gasto na rede social nos últimos dias ou semanas.

O Guia dos Pais indica que, se acharem que as sessões estão sendo muito longas, os responsáveis terão a opção de configurar lembretes diários para estabelecer um limite de tempo de uso ideal. O Instagram também oferecerá a opção de silenciar as notificações por um determinado período.

Por que em alguns perfis a enquete no Instagram não funciona? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.