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O Google Fit, aplicativo oficial do Google para vida saudável, pode ser usado para ajudar a emagrecer. Ele tem uma série de recursos que facilitam a prática de exercícios, incluindo um personal trainer virtual, introduzido na mais recente atualização do app. A reformulação foi feita em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a Associação Americana do Coração (AHA), que desenvolveram metas de atividade baseadas em minutos de movimentos e pontos cardíacos.

Para aprender como emagrecer usando os recursos do Google Fit, dê uma olhada no tutorial a seguir. Lembrando que o app também pode ser usado para ganhar peso ou simplesmente ter uma vida mais ativa. O passo a passo foi feito em um Moto G5S Plus com Android 7.1.1 (Nougat), mas a plataforma está disponível em versões mais antigas do Android, além estar presente no Wear OS.

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Cadastro de informações básicas

Passo 1. Ao abrir o Google Fit pela primeira vez, o app vai exibir sua conta Google na tela inicial. Toque em "Continuar como [seu nome]" e, na tela seguinte, informe sexo, data de nascimento, peso e altura. Toque em "Próxima".

Passo 2. Leia os termos de uso simplificado do Google Fit e, caso concorde com as regras, toque em "Sim, vamos lá". Depois pressione "Ativar" e conceda ao aplicativo permissão de acesso à localização do dispositivo.

Passo 3. O Google Fit vai explicar brevemente o funcionamento do aplicativo. Toque em "Próxima" e então aperte os botões de "+" ou "-" para definir quantos minutos por dia você quer praticar exercício - o mínimo são 10 minutos, mas não há um valor máximo. Após definir a meta, toque em "Próxima".

Passo 4. Agora estabeleça sua meta de pontos de cardio. Essa pontuação é atribuída quando você realiza atividades em ritmo acelerado. O mínimo são cinco pontos cardíacos por dia e o máximo são 200. Toque em "Definir metas" para o app registrar seus objetivos. Ao final, toque em "Concluído".

Metas de minutos em movimento e pontos de cardio

Passo 1. O app começará com seus indicadores zerados e, conforme você andar ou correr, eles serão atualizados. Sempre que você atingir os objetivos de minutos em movimento ou pontos de cardio no dia, o Google Fit mostrará as mensagens de "Muito bem" ou "Parabéns!". Toque no círculo principal ou nos campos indicadores para visualizar os gráficos diário, semanal e mensal.

Passo 2. A aba "Dia" vai mostrar os gráficos de atividade física de acordo com os horários. Por padrão, ele é aberto na meta "Minutos em movimento", que exibe o somatório dos minutos de exercício no dia selecionado. Toque em "Pontos de cardio" para ver a pontuação total conseguida no dia e como ela foi adquirida ao longo das 24 horas.

Passo 3. Toque sobre a aba "Semana" para conferir o seu desempenho em um período de sete dias. Os dias em que você tiver atingido a meta serão indicados com um sinal de check na barra, tanto em "Minutos em movimento" quanto em "Pontos de cardio".

Passo 4. Dê um toque sobre "Mês" para identficar seu desempenho no período. Quanto maior for o círculo em cima de uma data, maior foi sua quantidade de minutos em atividade ou pontos cardíacos naquele dia.

Adicionando e editando atividades

Passo 1. Você pode editar uma atividade para deixá-la mais precisa ou fácil de ser reconhecida. Entre na aba "Diário" e toque sobre a atividade. Note que o Google Fit exibe suas principais informações, como minutos em movimento, pontos de cardio, distância percorrida, número de passos, calorias gastas e velocidade média, alterando os dados conforme o tipo de exercício. Para fazer edições, primeiramente toque no menu de três pontinhos, localizado no canto superior direito.

Passo 2. No menu que for expandido, selecione "Editar". Caso o Google Fit tenha identificado sua atividade de forma equivocada, toque na setinha e escolha o tipo de exercício certo. Você também pode alterar o título da atividade e adicionar uma anotação. Ao final, toque em "Salvar".

Passo 3. Toque no botão de "+", exibido nas abas "Início" e "Diário", para incluir outras informações físicas. Selecione "Adicionar pressão arterial" para incluir sua pressão sanguínea.

Passo 4. No marcador ao centro, selecione os valores da sua pressão arterial. Insira a data e hora de aferição e toque em "Salvar". Como já informamos o peso no cadastro inicial, a opção "Adicionar peso" será pulada no momento. Para incluir um exercício não monitorado pelo app - que pode ocorrer caso você esqueça seu telefone em casa, por exemplo -, entre em "Adicionar atividade".

Passo 5. Toque sobre a setinha no tipo de exercício e escolha a atividade que você praticou enquanto estava longe do celular.

Passo 6. Selecione a data e horário de início da atividade. Inclua um título, informe a quantidade de horas e minutos gastos na atividade e, se quiser, adicione uma descrição. Toque em "Salvar" para incluir o exercício.

Perfil e configurações

Passo 1. Entre na aba "Perfil" para alterar suas metas e informações pessoais. Toque na seta nos campos "Minutos em movimento" e "Pontos de cardio" para aumentar ou reduzir seu objetivo diário. Quando o novo valor estiver definido conforme desejar, selecione "Definir meta", no topo da tela.

Passo 2. Toque no botão de engrenagem para entrar nas "Configurações". Veja que você pode alterar as unidades de medida da altura, peso, distância e energia, embora elas já venham configuradas com as unidades usadas no Brasil.

Passo 3. Descendo a tela das configurações, você verá o campo "Anúncios falados", definido como desativado por padrão. Este recurso incluirá comunicados de voz quando você usar a função de personal trainer, servindo de estímulo e parâmetro durante a prática de exercício. Entre nele e escolha o intervalo de tempo em que o Google Fit irá lhe falar os alertas.

Personal trainer

Passo 1. Para usar o recurso de treinador pessoal, toque no ícone de "+" e então selecione "Monitorar treino".

Passo 2. Toque na setinha indicada na imagem abaixo para abrir a lista de exercícios. Escolha a atividade que você fará dando um toque simples sobre ela.

Passo 3. Quando for começar a se exercitar de fato, toque em "Iniciar treino". O Google Fit vai iniciar um cronômetro, indicando a evolução das calorias perdidas e pontos de cardio obtidos de acordo com a atividade selecionada. Aperte o botão "Pause" toda vez que você parar o exercício.

Passo 4. Sempre que você apertar o "Pause", ele se transformará em "Play" e aparecerá um botão "Stop" no canto da tela. Quando terminar de vez da atividade, toque neste último. Como em qualquer outro exercício no Google Fit, você pode visualizar detalhes e realizar edições.

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