Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram uma tecnologia que permite “tocar” e "sentir" imagens projetadas em 3D. Os hologramas táteis, com são chamados, são resultado de fortes alterações nas moléculas que compõem o ar usando ultrassom e criam objetos virtuais que podem ser tocados com as mãos em três dimensões.

Descubra como aproveitar melhor o Chromecast com dicas especiais

Tecnologia de ultrassom cria holograma tátil no ar (Foto: Reprodução/University of Bristol)Tecnologia de ultrassom cria holograma tátil no ar (Foto: Reprodução/University of Bristol)

A invenção é composta por uma base com diversos micro alto-falantes que emitem sons de alta frequência diretamente nas mãos do usuário. Esta, por sua vez, é rastreada em tempo real por sensores Leap Motion. Ou seja, quando a pessoa move as mãos em torno do objeto, na verdade são as ondas sonoras que estão se movimentando no ar e pressionando a pele.

A ideia é que a tecnologia trabalhe em sincronia com projetores de holograma comuns, dando a impressão para o usuário de que ele pode ver e tocar um objeto virtual. Em chamadas de vídeo transmitidas dessa forma, seria possível até mesmo cumprimentar uma pessoa do outro lado da linha, por exemplo.

Sensação tátil é provocada por emissão focada de som em alta frequência (Foto: Reprodução/University of Bristol)
... idth="695">Sensação tátil é provocada por emissão focada de som em alta frequência (Foto: Reprodução/University of Bristol)

Mas a aplicação inicial da novidade será principalmente na medicina, permitindo que médicos toquem tumores gerados em exames de imagem. A expectativa é que o holograma tátil possa facilitar o tratamento do câncer.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.