O registro das pesquisas de intenção de voto realizadas em todo o Brasil pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são úteis para saber mais detalhes sobre a coleta dos dados, além do que é divulgado na imprensa — geralmente um resumo dos resultados alcançados por cada candidato. Também é possível ter acesso à metodologia utilizada e ao questionário aplicado aos eleitores entrevistados.

A dica também serve como forma de evitar as fake news, já que qualquer cidadão consegue descobrir se uma determinada pesquisa divulgada nas redes sociais é real ou falsa. No tutorial a seguir, confira como consultar o registro das pesquisas de intenção de voto nas eleições de 2018, no site do TSE.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Acesse o site do TSE (tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas) e, em seguida, selecione "Eleições Gerais 2018". Logo abaixo, escolha o estado em que a pesquisa foi realizada. Caso queira, também pode adicionar outros dados, como município e empresa contratada;

Passo 2. Após clicar em "Pesquisar", os resultados serão exibidos na tela. Clique sobre o ícone da lupa, à direita, para visualizar os detalhes da pesquisa selecionada;

Passo 3. Na página de detalhes, você pode acessar as informações da empresa responsável pela pesquisa, os cargos pesquisados, data da coleta de dados, metodologia utilizada e estatísticas sobre o público entrevistado;

Passo 4. No fim da página, clique em "Visualizar questionário completo aplicado ou a ser aplicado" para baixar o arquivo PDF com todas as perguntas feitas às pessoas entrevistadas.

Pronto.

... Aproveite a dica e tenha mais informações sobre as pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2018 no Brasil.

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.