Os roteadores da Intelbras possibilitam ao usuário alterar o canal de rede para solucionar problemas como conexão lenta ou falhas constantes na rede wireless. A prática é uma boa opção para reduzir as interferências de sinal causadas por dispositivos vizinhos, por exemplo, ou por outros aparelhos eletrônicos, como telefones e mouses sem fio. Além de melhorar a propagação do Wi-Fi, escolher um canal menos congestionado pode até aumentar a velocidade geral da conexão.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A troca de canal é feita na página de configurações do próprio roteador, por meio da qual também é possível alterar o nome e senha do Wi-Fi, ocultar a internet sem fio e criar várias redes wireless. Confira, no tutorial a seguir, como fazer o procedimento nos roteadores da fabricante brasileira.

Antes de realizar o procedimento abaixo, é necessário descobrir quais canais estão em uso na sua região e, então, escolher o menos congestionado. Existem diversos programas e aplicativos capazes de fazer isso, como o Wifi Analyzer, disponível gratuitamente para Android. Este outro tutorial do TechTudo ensina como usar a ferramenta para encontrar o canal mais livre na sua localidade.

Passo 1. Conecte o seu computador via cabo Ethernet a uma das portas LAN do roteador. Depois, abra um navegador de Internet, digite na barra de busca o endereço de IP "10.0.0.1" (sem aspas) e tecle Enter para acessar a página de configuração do dispositivo. Vale ressaltar que, apesar de ser o endereço de IP padrão da marca, ele pode não funcionar em seu roteador. Nesse caso, assista ao vídeo abaixo para descobrir o correto;

Passo 2. Uma caixa será exibida, solicitando os dados para fazer login no sistema. Utilize a credencial padrão "admin" (sem aspas) como nome de usuário e senha;

Passo 3. Agora clique em "Wireless", localizado no menu lateral esquerdo, e depois sobre a opção "Configurações", caso essa não abra automaticamente;

Passo 4. Na lista "Canal", abaixo de "Atenção" e acima de "Modo", selecione o número do canal mais adequado para a sua rede wireless de acordo com o tutorial indicado acima. Não se esqueça de clicar em "

... Salvar" para registrar a alteração no roteador;

Pronto! O seu roteador da Intelbras já está configurado para operar em um canal Wi-Fi menos congestionado. Para que o ajuste entre em vigor, é necessário reiniciar o aparelho.

Como mudar o canal do roteador para melhorar o sinal Wi-Fi? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.