O Spotify anunciou um novo recurso para que artistas e selos independentes façam seus próprios uploads de música na plataforma. O recurso agiliza o processo de lançamento de músicas e acaba com a necessidade de contratar uma distribuidora ou de ter contrato com uma gravadora. Com isso, os artistas vão receber mais dinheiro vindo do lucro de seu trabalho.

A mudança, anunciada na última quinta-feira (20), está em fase de testes com usuários dos Estados Unidos. A ferramenta deve chegar em breve de forma gratuita para todos artistas e gerenciadores de carreiras com acesso à plataforma Spotify For Artists.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo post no blog oficial da empresa, o recurso era um dos mais solicitados por artistas que usam o serviço para divulgar suas músicas, mas que não são contratados por uma gravadora. Nos últimos meses, o Spotify manteve diálogo com produtoras e selos independentes que tiveram acesso ao recurso. O feedback de uso foi levado em consideração para definir a mudança no processo de distribuição de forma a atender a todas as necessidades de músicos e pequenas distribuidoras.

Além de permitir o upload da música e arte da capa, a plataforma oferecerá para o artista a possibilidade de programar uma data específica para lançamento de um single ou álbum. Além disso, um painel exibirá uma prévia de como as faixas serão apresentadas aos ouvintes. Anteriormente, apenas as distribuidoras possuíam permissão para upload e definição da data de lançamento no Spotify.

Em entrevista ao site The Verge, o gerente sênior de produto para criadores do Spotify, Kene Anoliefo, disse que empresa repassará 100% dos royalties para os artistas. Os valores relativos às reproduções das faixas também serão pagos diretamente aos artistas. Por meio de um cadastro de dados bancários, os royalties das canções serão enviados todo mês para os músicos e bandas. Assim como já acontece no aplicativo e no site Spotify for Artists, usuários podem conferir gráficos sobre o número de plays e de ouvintes mensais de cada faixa após o lançamento.

No momento, apenas alguns artistas independentes e selos dos Estados Unidos estão recebendo convites para testar a ferramenta. A promessa é de que nos próximos meses a funcionalidade seja lançada em definitivo em todos os países onde o Spotify atua. O Spotify for

... Artists é uma plataforma exclusiva para bandas e artistas que permite conferir dados de reprodução de músicas pela web e pelo aplicativo para iPhone (iOS) e Android.

Spotify ou Deezer? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.