Digitar o acento circunflexo no notebook pode se tornar um problema para usuários. Em fóruns online, pessoas relatam as dificuldades ao tentar colocar o símbolo no texto, seja por conta de inabilidade com um teclado americano ou de outra nacionalidade, ou por erros em comandos.

Independentemente da origem de fabricação do teclado, é possível inserir a acentuação correta nem que seja lançando mão de um truque no Word ou no sistema operacional. No tutorial a seguir, aprenda como colocar o acento circunflexo no notebook. Veja também cinco casos em que a acentuação pode falhar.

Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

1. Erro no Shift

Usuários iniciantes podem cometer o erro básico de digitação de acentos que deixa a letra maiúscula sem querer. Nessas situações, ao digitar palavras como “vovÔ”, “cadÊ” e “pavÊ”, a letra que está sob o acento fica configurada de maneira errada. A solução é muito simples: basta segurar o shift apenas ao digitar a tecla do acento. Depois, sem manter qualquer tecla pressionada, digite a letra que deve ganhar a acentuação.

2. Teclado americano

Passo 1. Ao usar um notebook comprado no exterior, é preciso configurar corretamente o idioma no Windows para que seja possível digitar a maioria dos acentos. No Windows 10, clique em “ENG” para abrir o menu rápido de idiomas;

Passo 2. Selecione “Português (Brasil)” na lista. Se o idioma brasileiro não estiver disponível, clique em “Preferências de idiomas”;

Passo 3. Clique em “Adicionar um idioma” e selecione “Português (Brasil)”. Feito isso, o acento circunflexo fica posicionado comumente na tecla ao lado do Enter, acessado pelo comando “Shift+,”;

O mesmo procedimento se aplica quando o teclado do notebook é brasileiro (ABNT2), mas apenas o idioma do Windows foi alterado por acidente.

3. Tecla emperrada

Se o motivo do problema ao digitar o acento for tecla emperrada ou outra falha de hardware, é preciso apelar para um truque no sistema. Há várias formas de fazer isso, dependendo da ocasião. Veja dois exemplos a seguir.

3.1. Word

Passo 1. No Microsoft Word, acesse o menu “Inserir” e clique em “Símbolos”. Depois, vá em “Mais símbolos”;

Passo 2. Procure pelo acento circunflexo na seção “Pontuação geral” da lista de símbolos e clique em “Inserir”;

Passo 3. Para acessar o acento rapidamente, clique em “Tecla de atalho” e defina uma combinação nova para inserir o símbolo no texto.

3.2. Teclado virtual

Abra o teclado virtual e digite o acento circunflexo clicando sobre as teclas com o mouse: primeiro selecione o Shift e, depois, pressione o botão do acento para inserir em qualquer lugar.

3.3. S

... oftware de remapeamento

Baixe o o programa KeyTweak para remapear as teclas do seu computador. Depois de instalar o software, escolha na imagem uma tecla pouco usada que poderá ser desativada. No campo abaixo, selecione a tecla do acento circunflexo que está com problema. Ao clicar em “Remap”, o acento poderá ser usado no botão selecionado como substituto.

O teclado do notebook continua com problema? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.