Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Marvin Costa, para o TechTudo


Uma ferramenta de denúncia contra a propaganda ilegal de candidatos nas Eleições 2018 está disponível para eleitores de todo Brasil no site do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). Criada para evitar abusos durante o processo eleitoral, o recurso dá ao cidadão o poder de manter a cidade livre de "showmícios", distribuição de brindes, outdoors e outras ações ilegais de elegíveis. Dessa maneira, as eleições podem ocorrer de forma mais justa e democrática, de acordo com a decisão do povo.

Na denúncia, além do nome e partido do candidato, eleitores podem definir o endereço onde encontrou a propaganda irregular, o tipo de local e a ação realizada pelo candidato e seus cabos eleitorais. A ferramenta apresenta os atos ilegais e o eleitor deve selecioná-los antes de concluir a queixa. Confira, no tutorial a seguir, como usar a ferramenta do TSE para denunciar propaganda ilegal de candidatos das Eleições 2018. O procedimento pode ser feito por navegadores como Google Chrome e Firefox, por exemplo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Clique a página de denúncia do TSE (http://www.tre-df.jus.br/eleicoes/propaganda-eleitoral-2018/formulario-de-denuncia-de-propaganda-eleitoral) para acessar a ferramenta. Em seguida, comece a digitar o nome do candidato e o partido;

Passo 2. Informe o cargo em disputa pelo candidato e o endereço onde foi encontrada a propaganda ilegal. Caso esteja no Distrito Federal, use a escolha de cidades;

Passo 3. Selecione o local da irregularidade e o tipo de propaganda proibida usada pelo candidato;

Passo 4. Para finalizar a denúncia, informe seu nome, número do título de eleitor, telefone, e-mail e CPF. Para concluir, vá em "Enviar".

Pronto. Use a dica para impedir propaganda ilegal na sua cidade e fazer valer o código eleitoral.

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.