Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Google começou como um simples buscador, rival de clássicos como Cadê e Alta Vista. Nesta quinta-feira (27), ao completar 20 anos, a empresa oferece bem mais que isso. Para celebrar o aniversário, a Gigante da web relembrou a trajetória de produtos tão populares que são considerados "sinônimos" de e-mail, mapa online ou tradutor em tempo real, por exemplo. Veja, na lista a seguir, um resumo dos principais números alcançados por oito serviços do Google em duas décadas de história.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Busca

A busca do Google registra um número tão grande de pesquisas feitas que a empresa se refere a ele como "trilhões". Todo o processo seria mais difícil sem o recurso autocompletar, responsável por economizar nada menos que 200 anos de digitação por dia, se contabilizado o tempo poupado de todos os usuários. Já ferramentas de busca específicas, como o Job Search, resultaran em 100 milhões de vagas na Internet ofertadas em 92 países.

2. Google Maps

Sinônimo de mapa online, o Google Maps é um dos produtos mais antigos do Google e acumula 64 milhões de quilômetros de rotas geradas em mais de 240 países e territórios — cerca de 80 viagens de ida e volta para a Lua. Os pontos de interesse exibidos no mapa chegam a 150 milhões, incluindo as vielas dos morros do Rio de Janeiro.

3. Google Tradutor

O Google Tradutor conta com mais de meio bilhão de usuários e ajuda a converter palavras, frases e expressões em mais de 100 idiomas. Segundo o Google, cerca de 143 milhões de traduções são realizadas pelo serviço diariamente, número equivalente a 161 mil vezes a obra inteira de Shakespeare, poeta britânico e autor do clássico "Romeu e Julieta".

4. Gmail

O recurso antispam é um dos destaques do Gmail. Ao todo, são quase 10 milhões de mensagens perigosas bloqueadas a cada minuto, de acordo com o Google. O serviço de mensagens tem sido aprimorado e oferece o Smart Compose, função que usa aprendizam de máquina para entender o comportamento do usuário ao escrever e assim, autocompletar o e-mail automaticamente. O recurso ainda não tem previsão para funcionar em português.

5. Google Assistente

Uma das ferramentas mais recentes da lista, o Google Assistente já acumula marcas de respeito com mais de dois anos de lançado, como LG e Samsung. O recurso inteligente entende mais de 20 idiomas e, em alguns casos, consegue lidar até com usuários bilíngues que misturam mais de um idioma. O assistente também compreende cada vez mais tipos de perguntas, que vão de resultados de jogos, lugares para estacionar, solicitação de rotas e até detalhes sobre o destino de sua próxima viagem.

6. Google Fotos

O Google Fotos é um produto de ascensão importante para o Google nos últimos anos. Lançado em 2015, o serviço de armazenamento na nuvem já conta com mais de 500 milhões de usuários mensais, responsáveis pelo backup de 1,2 bilhões de fotos e vídeos todos os dias. A Gigante de Buscas afirma que só o espaço liberado nos celulares pode guardar 410 petabytes de informação.

7. Google Play

Com aplicativos e jogos para baixar no Android, desde quando era conhecido por Android Market em 2008, o Google Play está presente em quase todos os países do mundo e em 2 bilhões de dispositivos com o sistema do robôzinho. A loja oficial, vale lembrar, não está disponível em celulares com versões não homologadas pelo Google.

8. YouTube

O YouTube é tão onipresente que cobre 95% de todo o tráfego de Internet no mundo, segundo dados da empresa. São 91 países com conteúdo próprio em 80 idiomas. Prova dessa característica de localidade é o lançamento de produtos derivados, que aproveitam os criadores de conteúdo de cada país. Lançado nesta terça-feira (25) no Brasil, o YouTube Music oferece grande oferta de clipes musicais nacionais.

Como baixar Google Chrome no Internet Explorer? Confira no Fórum do TechTudo.

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.