O WhatsApp ? um popular mensageiro para celular que pode ser instalado em diversos sistemas operacionais. Uma das vantagens ? que o recurso pode ser utilizado tamb?m em aparelhos mas antigos, mas nem todos os celulares do mercado tem compatibilidade com o app. Quer saber se o seu celular roda o WhatsApp? Ent?o confira uma lista com as plataformas que tem esse suporte e o quais recursos voc? precisa para usar o mensageiro.

Como ativar a fun??o de chamada no WhatsApp para fazer liga??es gr?tis?

Veja se o WhatsApp?? compat?vel com o modelo do seu celular (Foto: TechTudo)

Android

Come?ando pelo Android, o WhatsApp tem suporte para o sistema operacional m?vel do Google. No entanto, ? necess?rio estar atento para a vers?o da plataforma instalada no seu celular, sendo que o aplicativo s? funciona em aparelho com Android 2.1 (Eclair) ou superior. Caso esteja em d?vida, ? poss?vel conferir o sistema por meio da configura??o do seu smartphone, e vale dar uma olhada principalmente nos aparelhos mais antigos.

Veja as vers?es do Android que s?o compat?veis com WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Al?m disso, ? importante que o celular esteja apto para receber chamadas e mensagens SMS, para que seja poss?vel ativar o WhatsApp. Depois para usar o WhatsApp ? necess?rio ter uma conex?o com a Internet funcionando no seu aparelho para receber e enviar mensagens. Isso porque o app funciona por meio do plano de dados do celular e n?o cobra por cada recado.

iOS?

O iPhone tamb?m tem suporte para rodar o WhatsApp mas o mensageiro s? pode ser utilizado na vers?o iOS 4.3 ou superior. Ent?o vale conferir qual ? a plataforma no seu aparelho. O iPhone 3GS, por exemplo, vem com o iOS 3 de f?brica, ent?o seria necess?ria uma atualiza??o para a uma vers?o mais recente para conseguir utilizar o app do mensageiro.

iPhone ? compat?vel com WhatsApp a partir da vers?o iOS 4.3 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Para usar o aplicativo ? necess?rio que seu iPhone esteja com um plano ativo de dados e conex?o com Internet para a troca de mensagens. Conforme o suporte do WhatsApp, n?o h? suporte para aparelhos que tenham uma vers?o modificada do iOS, j? que isso pode danificar o sistema, no entanto o mensageiro n?o tem restri??es expl?citas para iPhones desbloqueados ou com jailbroken.

Quer restaurar as conversas do WhatsApp? Veja no F?rum do TechTudo

BlackBerry/BlackBerry 10

O WhatsApp ? compat?vel com dispositivos com plataforma BlackBerry, rodando nas vers?es OS 4.6, 4.7, 5, 6 e 7. Verifique no seu aparelho qual o sistema operacional que est? ativo no seu celular, e caso necess?rio busque por uma atualiza??o. Para se conectar com o app mensageiro, o usu?rio precisa assinar o plano de dados BIS (BlackBerry Internet Service), tendo ativa conex?o com Internet.

... kBerry)" height="439" width="695">Modelos com sistema da BlackBerry que s?o compat?veis com WhatsApp (Foto: Divulga??o/BlackBerry)

Sobre o BlackBerry 10, o usu?rio pode baixar o aplicativo do WhatsApp na loja BlackBerry World de forma tradicional. No entanto, o mensageiro ? restrito para algumas vers?es mais atualizadas da plataforma, sendo compat?vel com o BlackBerry OS 10.0.10.82 (10.0.10.648.) ou superior. Caso contr?rio ser? necess?rio buscar por uma atualiza??o para poder utilizar o WhatsApp. Vale lembrar que apenas vers?es OS oficiais s?o compat?veis, e n?o op??es de desenvolvedores ou de testes. Est? na d?vida? Ent?o voc? pode conferir qual ? o sistema do seu celular acessando as configura??es e procurando a op??o na categoria ?Geral?.

Windows Phone

O sistema operacional m?vel da Microsoft tamb?m pode ser utilizada para instalar o WhatsApp. Para usar o mensageiro, ? necess?rio ter um celular com Windows Phone 7.5 ou mais recente. Alguns modelos mais antigos da linha Lumia, por exemplo, podem ter que passar por um processo de update da plataforma. Para isso, busque informa??es nas configura??es do aparelho ou com o suporte oficial.

Windows Phone tem suporte para WhatsApp (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Assim como nos demais sistemas, ? fundamental ter um plano de dados com Internet ativa no seu WP para conseguir ativar o WhatsApp ou se conectar com uma rede Wi-Fi. S? dessa forma voc? conseguir? receber e enviar mensagens para os seus contatos.

Nokia S40

O antigo Nokia S40 tamb?m tem modelos de celulares compat?veis com o WhatsApp, em uma lista com cerca de 30 aparelhos. Na linha Asha por exemplo, conhecida por ter celulares com configura??es mais simples e pre?os econ?micos est?o os modelos: Asha 201, 205, 210, 230, 300, 302, 303, 305, 306, 308, 309, 310, 311, 500, 501, 502 e 503.

Nokia S40 tem modelos compat?veis com WhatsApp (Foto: TechTudo)

Al?m deles, os usu?rios dos modelos Nokia X e C tamb?m podem aproveitar dos recados gratuitos do WhatsApp, com os celulares Nokia X2-00, X2-01, X3-02 e X3-02.5, al?m dos Nokia C3-00 e C3-01. Por fim, podem instalar o app o Nokia 206, 208, 301 e 515. Caso seu aparelho esteja na lista, vale tamb?m ficar atento com algumas operadoras de telefonia que n?o s?o compat?veis com o WhatsApp na s?rie S40 da Nokia, como a Vivo no Brasil. Para baixar, basta acessar o TechTudo e acessar o WhatsApp para S40 por meio do navegador do seu celular.

Nokia S60

Por fim o Nokia S60 tamb?m tem alguns modelos compat?veis com o WhatsApp, nos aparelhos com plataformas Nokia S60 3? edi??o, 5? edi??o, Symbian, Symbian Anna ou Symbian Belle. Caso esteja em d?vida se o seu aparelho ? compat?vel com o WhatsApp, o mensageiro disponibiliza uma ferramenta de busca para verificar. Basta acessar as configura??es do seu celular para conferir qual ? o modelo e pesquisar no site. Caso seu aparelho esteja na lista, basta baixar o app para Nokia.

Nokia S60 tem diversos modelos compat?veis com o WhatsApp (Foto: Divulga??o/Nokia)

Para trocar mensagens com seus amigos ? importante lembrar de ter um plano de dados no seu celular ou se conectar com uma rede Wi-Fi, j? que o WhatsApp n?o cobra por mensagens como o SMS, e se conecta pela Internet.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.