O Facebook comunicou nesta sexta-feira (28) uma falha de segurança que atinge quase 50 milhões de usuários. O TechTudo explica a seguir no que consiste essa vulnerabilidade do código da plataforma — que afeta o recurso "Ver como" —, quem pode ter sido vítima do golpe e como proteger as contas da rede social. Entenda ainda as medidas tomadas pela rede social para solucionar a situação e evitar que outras pessoas tenham os dados expostos a ciberataques semelhantes. Confira a lista a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o recurso "Ver como"?

O recurso "Ver como" ("Views as", em inglês) permite aos donos verem seu próprio perfil como se fosse um usuário diferente. Na versão web, a função pode ser encontrada no botão com ícone de três pontinhos, situado ao lado da opção de "Registro de atividade". Já no app, é o primeiro ícone exibido quando a pessoa acessa a própria página.

O que é um token de acesso?

O token de acesso é um recurso que mantém os usuários conectados em sua contas e permitem retornar ao Facebook sem a necessidade de inserir sempre os dados de login. Caso os hackers tenham acesso a eles, também têm às contas associadas.

Como saber quem foi afetado?

Uma das medidas tomadas pelo Facebook foi reiniciar os tokens dos 50 milhões de contas atingidas pelo problema. Dessa forma, essas pessoas precisaram inserir os dados de acesso ao entrar na rede social em todas as plataformas, mesmo naquelas em que as informações já estavam salvas.

Caso essa situação ocorra, você pode ter sido afetado. Ou então, foi umas das 40 milhões de pessoas que acessaram a função "Visualizar meu perfil" no último ano e foram desconectados como uma medida de segurança preventiva. De qualquer modo, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg afirmou em um post na rede social que o serviço irá notificar as vítimas da falha por meio de uma mensagem, recebida topo do feed de notícias, com explicações sobre o caso.

O que o Facebook está fazendo?

De acordo com Zuckerberg, a primeira medida tomada foi corrigir a vulnerabilidade de segurança, seguida da invalidação dos tokens de acesso das quase 90 milhões de pessoas. A companhia também adotou ações em caráter preventivo, como tirar o recurso "Visualizar meu perfil" do ar temporariamente, com o intuito de aprofundas as investigações e verificar se não há outra falha. Além disso, desconectaram as contas de todos que um dia usaram a funcionalidade, lançada em 2017.

É necessário mudar a senha?

... a> últimos escândalos do Facebook em relação à segurança de dados dos usuários. Ele também sugere que pessoas com dificuldade em entrar na conta façam contato com a Central de Ajuda e, caso optem por deslogar como medida de precaução, confira os dispositivos conectados à sua conta na página de Segurança e Login, presente nas configurações da rede social.

Facebook não abre no PC, o que fazer? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.