No início dos anos 2000, as crianças e adolescentes do Brasil tinham um lugar marcado para se divertir: as lan houses. Ainda na época em que os computadores não eram tão populares, essa era a única forma de acessar a Internet, jogar games que eram febre e até mesmo passar horas em redes sociais que hoje nem sequer existem mais.

Veja a seguir a lista que o TechTudo preparou com oito curiosidades sobre lan houses nos anos 2000. Relembre fatos que marcaram a vida de muitos jovens e podem trazer várias lembranças dessa época.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ficar o dia todo jogando vários games

Um dos principais motivos para ir até uma lan house era aproveitar a série de games que estavam instalados nos computadores. Era bem comum ver várias crianças passando dias inteiros jogando games de sucesso na época.

O mais comum era o Counter-Strike. Por conta da sua característica de jogo de equipe, era comum ouvir em uma lan house várias conversas e gritos entre os jogadores, sempre tentando fazer a melhor estratégia para vencer ou até mesmo comemorando a vitória em algum embate.

2. Ligar a webcam e as pessoas passarem atrás da cadeira

Se hoje Instagram, Facebook e Twitter são as redes sociais que dominam nossas atenções diariamente, nos anos 2000 o sucesso ficava por conta do MSN Messenger, programa focado em bate-papo, além do Orkut. Para aproveitar o máximo de funcionalidades, a webcam tinha papel interessante na conversa entre amigos.

Captar a imagem ao vivo durante um bate-papo era algo espetacular para a época, e muitos utilizavam as lan houses para isso. No entanto, o espaço nem sempre era apropriado, muito por causa das pessoas que ficavam passando atrás da cadeira, e que também acabavam aparecendo na transmissão.

3. Acabar o tempo e ter que pagar para ficar mais um pouco

Para poder ter acesso aos computadores de uma lan house, era necessário fazer o pagamento por tempo. Geralmente existia um valor fixo por 30 minutos ou 1 hora, e, quando esse tempo acabava, o usuário precisava pagar por mais tempo para voltar a usar.

O problema é que a noção de tempo em uma lan house parece ser diferente. Tudo passava rápido, e era comum ver que muitas pessoas precisavam de pouco tempo, mas acabavam tendo que pagar pelo pacote de minutos extras de qualquer forma.

4. Fazer e imprimir trabalhos da escola

Como nos anos 2000 não era muito comum ter computador em casa, para fazer trabalhos de escola, por exemplo, as lan houses eram a melhor opção. Além disso, mesmo quem tinha uma máquina em casa, geralmente precisava recorrer a elas para imprimir os trabalhos, já que era ainda mais raro ter uma impressora na própria casa.

5. Internet sempre parecia lenta

Você pode não lembrar, mas nos anos 2000 o termo banda larga era algo raro, principalmente nas lan houses. A Internet de alta velocidade só veio a se tornar uma realidade mais próxima do consumidor anos depois.

Por isso, uma das máximas encontradas nesses ambientes era a Internet lenta. Isso gerava várias reclamações, e não havia muitas maneiras de resolver, já que várias pessoas estavam usando a mesma conexão de forma simultânea.

6. Monitores de tubo amarelados

O tipo de computador usado nas lan houses nos anos 2000 era praticamente um só: todo branco, com um super monitor de tubo. As versões mais finas, como os monitores LCD, só ficaram populares alguns anos depois.

Mas o detalhe vai para a cor com que ficavam os monitores de tubo. Era comum identificar quais eram mais antigos, já que todos tinham tons amarelados. Isso acontecia porque o branco suja bastante, e com várias pessoas tendo contato com o mesmo computador

... todos os dias, era difícil mantê-los sempre limpos. A capinha de monitor era um dos principais acessórios de PC que podiam ser utilizados para evitar esse problema.

7. Esquecer de apagar arquivos e fotos e deixar na área de trabalho do PC

Você costuma salvar fotos e arquivos na área de trabalho porque acha mais fácil de encontrá-los depois? Nos anos 2000, o público de lan house também fazia o mesmo, só que havia um grande problema: esquecer de apagá-los.

Isso gerava muita dor de cabeça e vários pedidos para voltar ao mesmo computador mesmo depois de ter encerrado o tempo. Mas quando outra pessoa estava no lugar, já era tarde.

8. Acabar o tempo e deixar o Orkut aberto

Pior do que deixar arquivos e fotos na área de trabalho era a falta de costume das pessoas de sair de uma conta logada. Como o Orkut era sempre o mais utilizado, era comum ver as contas de outros usuários no momento de fazer login na sua própria conta.

Alguns simplesmente ignoravam e comentavam o quanto isso poderia ser perigoso, já que haviam várias informações e contatos expostos ali. Mas não era difícil encontrar quem aproveitasse e desse uma espiada nas ações que o usuário esquecido estava fazendo na rede social.

Quais foram as maiores febres da Internet nos anos 2000? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.