Notebooks da Dell, assim como de qualquer outra marca, perdem velocidade de processamento com o passar do tempo. Isso pode ocorrer por vários motivos, como HD lotado de arquivos ou até alguma falha no sistema operacional. No entanto, é possível resolver a lentidão no laptop de forma rápida, sem precisar instalar softwares para isso.

Há algumas soluções possíveis, como limpar o cache, eliminando arquivos desnecessários, ou tirar o computador do modo de desempenho reduzido para economizar bateria. Pensando nisso, o TechTudo reuniu cinco dicas que devem melhorar o funcionamento do seu portátil da Dell.

Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

1. Fazer limpeza de disco

Para começar, o ideal é se livrar de arquivos desnecessários ou corrompidos na máquina. Essa dica é ideal para quem deseja liberar espaço de processamento sem precisar apagar arquivos pessoais importantes. Essa ferramenta é nativa no Windows e bem prática. Para acessar, abra o menu principal e busque por "Limpeza de Disco". Por lá, é possível apagar muito além dos arquivos cache (temporários de acesso).

Também é interessante limpar a lixeira, apagar relatórios de erro e miniaturas. Parece pouco, mas esses itens podem somar dezenas de GB ocupados desnecessariamente no notebook e, com isso, deixá-lo mais lento. Para completar, selecione os itens que deseja apagar e conclua em "Ok". Basta aguardar o fim do processo e conferir quanto de espaço foi liberado.

2. Desfragmentar o disco

Esse processo é um pouco mais demorado, mas pode deixar o desempenho do notebook mais eficiente. No uso diário da máquina, os arquivos são armazenados em fragmentos durante o processamento e a busca por esses itens ao abrir uma pasta ou software, por exemplo, pode levar mais tempo que o esperado. A desfragmentação "une" esses dados de arquivos para que a resposta fique mais rápida.

Ou seja: o processo coloca o HD "em ordem" e finaliza o processo de limpeza da máquina. A ferramenta também é nativa do Windows, podendo ser acessada por meio do menu – basta pesquisar por "Desfragmentar e Otimizar unidades". Primeiro, selecione os discos que deseja verificar e clique em "Analisar". Note que a necessidade de otimização é indicada pelo próprio sistema. Depois, clique em "Otimizar" para iniciar o processo. Esse item pode demorar algumas horas e é ideal que o notebook fique plugado na tomada.

3. Conferir espaço de disco HD e apagar arquivos pesados

Manter um HD com pelo menos 40% de espaço livre garante que a máquina não fique tão lenta no dia a dia. É possível checar de vez em quando o espaço já ocupado do HD por meio do menu "Meu Computador". Lá é exibida uma barrinha que indica os GBs livres e ocupados. O Windows permite ainda descobrir quais são os arquivos mais pesados do sistema. Portanto, basta apagar o que não é essencial para liberar mais espaço no seu disco. O ideal é fazer essa limpeza com certa frequência para não acumular itens desnecessários na pasta de downloads ou perdidos pelo PC.

4. Conferir se o desempenho está limitado

As configurações de energia do notebook Dell permitem reduzir o desempenho da máquina quando estiver utilizando a bateria, sem plugar no carregador, ou em modo de economia de energia, quando a carga está baixa. Isso pode baixar a velocidade de processamento do laptop, ocasionando travamentos ou lentidão ao abrir e executar programas. Para conferir se isso está acontecendo, busque por "Escolher um Plano de Energia".

Confira se o modo "Equilibrado", que tenta equilibrar o desempenho do aparelho e a otimização da bateria, está ativo. Nas configurações avançadas, garanta que os itens gráficos

... de vídeo, processador e memória estejam com mesmo desempenho máximo, inclusive no uso da bateria. Assim, o usuário evita a lentidão ao desplugar o notebook.

5. Resetar o sistema operacional

Caso o usuário já tenha feito toda a limpeza e procedimentos das dicas acima e o computador continuar apresentando lentidão no dia a dia, uma dica prática é resetar o windows. Isso porque os travamentos podem estar sendo causados por alguma falha no sistema operacional ou arquivo danificado. É possível fazer isso de duas formas: restaurar o PC zerando a máquina (apagando os arquivos), ou tentar recuperar o sistema sem apagar seus dados.

O ideal em caso de travamentos graves é zerar a máquina e, se possível, fazer uma instalação limpa do Windows. Para encontrar as opções, abra o menu de "Configuração", clique em "Atualização e segurança" e depois em "Recuperação". Escolha a melhor opção indicada e clique em "Começar Agora". Depois basta seguir as indicações na tela para restaurar o sistema operacional da Microsoft.

Os notebooks da Dell são bons? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.