O Facebook pode apresentar vulnerabilidades e sofrer ataques de hackers, mesmo com o investimento em diversas ferramentas de segurança. Caso a conta seja invadida, algumas medidas devem ser tomadas imediatamente para tentar reverter a situação, recuperar a conta e impedir que agentes maliciosos realizem ações indevidas ou continuem a ter acesso aos dados. Confira a seguir, recomendações do que deve ser feito se o perfil do Facebook for hackeado. Os procedimentos podem ser feitos na versão para PC e também no aplicativo para Android e iPhone (iOS).

Em setembro, uma falha na função "Ver como" expôs 50 milhões de contas da rede social a invasores e 90 milhões de perfis tiveram que ser desconectados para garantir a segurança das informações. Outro caso de grandes proporções foi a polêmica com a empresa de marketing Cambridge Analytica, acusada de usar dados dos usuários na campanha presidencial dos Estados Unidos em 2017, que elegeu Donald Trump.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como saber se sua conta foi hackeada

A conta, aparentemente, pode não apresentar mudanças visíveis após um ataque, mas há rastros do hacker capazes de ser identificados. É possível saber, por exemplo, se o perfil foi acessado por outra pessoa, além do horário e local do registro.

Passo 1. Na "Página inicial" clique na setinha de opções, no canto superior direito da tela e, em seguida, acesse "Configurações";

Passo 2. Na aba "Segurança e login", veja os dispositivos onde você fez login com sua conta recentemente. Clique em "Ver mais" para visualizar lista completa — caso não reconheça algum acesso, ele pode ter sido realizado por pessoas mal-intencionadas. Para fazer o logout, clique nos três pontinhos de opções e depois em "Sair".

É possível deslogar de um dispositivo suspeito, mas o indicado é realizar esse procedimento somente após a mudança da senha, para não alertar o hacker que você está ciente da invasão.

2. Mude sua senha

Trocar a senha é uma atitude importante para manter o controle do seu perfil. Caso o invasor não tenha alterado o código, ainda é possível que ele tenha acesso à conta. Então, é preciso mudar com urgência a sequência de segurança.

Passo 1. Também na aba "Segurança e login", clique no botão "Editar" ao lado da opção "Alterar senha";

Passo 2. Preencha os campos com a nova senha e finalize em "Salvar alterações". Para aumentar a segurança, ative a autenticação em dois fatores.

3. Recupere sua senha

O usuário consegue recuperar a senha por meio do e-mail cadastrado na rede social. O recurso é útil nas situações em que o responsável pela conta tem o acesso impedido pela alteração do código por terceiros.

Passo 1. Na página inicial do Facebook, clique em "Esqueceu a conta?", logo abaixo do campo de senha — no canto superior direito;

Passo 2. Preencha o e-mail cadastrado e clique em "Pesquisar";

Passo 3. Selecione se receberá o código de redefinição de senha por e-mail ou por SMS. Em seguida, você receberá um código e um link para criar uma nova senha. Basta seguir os passos indicados.

4. Avise ao Facebook

Outra atitude importante é avisar ao Facebook sobre o ocorrido. Assim, a plataforma também consegue aprimorar suas ferramentas, tomar as medidas cabíveis e ajudar na recuperação do perfil. Para isso, basta notificar o Facebook através de função nativa.

Passo 1. Acesse a página do Facebook dedicada para esse tipo de ocorrência (https://www.

... facebook.com/hacked/) e preencha o formulário.

5. Remova aplicativos suspeitos

Ao permitir a utilização de sua conta do Facebook por aplicativos terceiros, você pode dar acesso a informações pessoais, muitas vezes para fins não explicados com clareza por esses desenvolvedores. Com as configurações da rede social é possível revogar o acesso aos seus dados.

Passo 1. Também nas configurações, acesse a aba "Aplicativos e sites". Depois, marque os apps que deseja excluir e clique em "Remover".

6. Avise seus amigos

Por fim, caso não tenha mais acesso a sua conta, avise os amigos que teve a conta roubada e que possíveis interações não foram realizadas por você. O Facebook também oferece a opção de adicionar contatos confiáveis para ajudar na recuperação da conta em situações de risco, como uma invasão.

Passo 1. Na aba "Segurança e login" nas configurações da plataforma, vá na seção "Configuração de segurança extra" e adicione de três a cinco amigos de confiança.

Facebook: é possível alterar a privacidade da minha lista de amigos? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.