Por Paulo Alves, para o TechTudo

08/10/2018 07h00


O novo design do Gmail está deixando alguns usuários insatisfeitos, então pode ser boa hora de procurar uma alternativa ao serviço de e-mail. Se você quer deixar não só de usar o software do Google, mas também o endereço @gmail.com, existem várias opções que podem ser acessadas na web ou no computador.

A mudança pode significar não só um ganho no visual para quem não se habitou à mudança na interface do e-mail do Google, mas também pode trazer funções extras bem-vindas. Veja a seguir seis serviços de e-mail pouco conhecidos, disponíveis em português, que podem servir de segunda opção ao Gmail.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. ProtonMail

O ProtonMail é um serviço focado em segurança e tem uma interface que alia facilidade de uso a simplicidade. Há versão web e apps para celular Android e iPhone (iOS), todos com tecnologia que evita a coleta do seu IP e mantém as comunicações criptografadas de ponta a ponta, como o WhatsApp. Embora seja um serviço pago, existe uma versão gratuita que oferece 500 MB de armazenamento e um limite diário de 150 mensagens, o que pode ser suficiente se você não recebe tantos e-mails.

2. iCloud Mail

Embora bem popularizado entre usuários de Mac e iPhone, o iCloud Mail também pode ser usado por quem nunca teve um dispositivo da Apple. É possível acessar o serviço pelo navegador do computador e criar uma conta @icloud.com para usar até em um PC com Windows. Além da segurança de dados oferecida pela empresa, o e-mail do iCloud não exibe anúncios e oferece atalhos de teclado muito úteis para controlar as ações sem precisar de mouse. Seu ponto fraco é a ausência de marcadores para organizar o conteúdo.

3. Tutanota

O Tutanota (tutanota.com) é um serviço de e-mail criptografado de ponta a ponta e de código aberto. Segundo os desenvolvedores, a tecnologia utilizada protege individualmente a linha de assunto, o conteúdo e todos os anexos do e-mail, além do catálogo de endereços, regras e filtros da caixa de entrada e o histórico de pesquisa.

A camada de segurança é criada com criptografia simétrica e assimétrica, dependendo de qual serviço o outro lado da conversa está usando. A versão grátis inclui 1 GB de armazenamento, um endereço com o domínio e acesso à caixa de entrada na web e nos apps para iPhone e celulares Android.

4. FastMail

O FastMail (fastmail.com) não tem uma interface tão moderna e, justamente por isso, pode atrair usuários insatisfeitos com o novo Gmail. O serviço é conhecido principalmente por sua velocidade de operação e por trazer funções úteis. Ele oferece filtro personalizável de spam, agrupamento de mensagens e fixação de e-mails importantes no topo. Além disso, não há anúncios na interface. O serviço, no entanto, é pago e só oferece 30 dias de uso gratuito.

5. Zoho Mail

Apesar de ter foco em necessidades empresariais, o Zoho Mail (zoho.com/pt-br/mail) também pode ser uma alternativa válida para quem precisa de um serviço de e-mail individual. Ele conta com um aplicativo bem desenhado para computador, mas seu principal ponto positivo é a inclusão do Zoho Office no pacote.

Se você decidir assinar o serviço, é possível ter acesso a aplicativos de edição de documentos, planilhas e apresentações de slides, compartilhamento protegido por senha, armazenamento em nuvem e vários outros apps. O preço é inferior ao cobrado pelos serviços mais con

... hecidos, como o Pacote Office da Microsoft.

6. Microsoft Mail

O serviço de e-mail da Microsoft funciona para qualquer endereço de e-mail, incluindo o do Gmail se você ainda não quiser se desfazer da sua conta. A principal vantagem dessa opção é a integração com o Windows 10 no computador. As notificações chegam no painel à direita do sistema, e é possível compartilhar vários conteúdos armazenados no desktop por e-mail clicando sobre os itens com o botão direito do mouse.

Como criar e-mail com domínio próprio grátis? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.