Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram anunciou nesta quarta-feira (9) novas formas de combater o bullying dentro da plataforma. A rede social utilizará inteligência artificial para identificar legendas e comentários depreciativos em fotos e vídeos postados no feed. Além disso, o Instagram adicionou filtros de comentários nas lives e também lançou um novo filtro de rosto nos Stories em campanha contra o bullying.

A rede social anunciou que passará a utilizar machine learning, uma tecnologia que envolve programação de sistemas e inteligência artificial, para detectar automaticamente comentários e legendas depreciativos, mesmo se o conteúdo não tiver sido denunciado no aplicativo. De acordo com o Instagram, a medida visa a remover uma quantidade maior de conteúdo abusivo, já que muitas pessoas vivenciam ou visualizam o bullying, mas acabam não denunciando. Essa novidade estará disponível nas próximas semanas na rede social.

Medidas contra cyberbullying: Como silenciar um contato no Instagram

Medidas contra cyberbullying: Como silenciar um contato no Instagram

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O novo filtro de comentários ofensivos em lives detectará e ocultará automaticamente conteúdos que tenham ou incentivem o bullying. Essa opção já estava disponível nas publicações do feed, da aba explorar e dos perfis dos usuários, e agora está também em transmissões realizadas no mundo todo. As opções de configuração permitem que os comentários impróprios sejam bloqueados automaticamente durante a live, e o responsável pelo vídeo ao vivo também pode pré-definir palavras que serão banidas da transmissão.

Novo filtro para Stories

O novo filtro dos Stories é chamado de “Spread Kindness” (espalhe gentileza, em tradução livre) e, quando ativado na câmera frontal, mostra fixo na tela um emoji com olhinhos de coração e vários corações coloridos flutuando. O efeito também incentiva o usuário a marcar um amigo e compartilhar o sentimento com ele. Quando ativado na câmera traseira, o filtro tem outra animação. Ele mostra diversos comentários gentis escritos em vários idiomas, espalhados por todo o ambiente ao redor. São exibidas palavras como “gentileza” e “amabilidade”.

O novo efeito foi criado em parceria com a dançarina, atriz e modelo norte-americana Maddie Ziegler, que já sofreu bullying online e se tornou uma ativista do assunto, com o objetivo de propagar a positividade dentro da rede social. Para que o efeito seja liberado, basta seguir a atriz no Instagram, ou tocar em "experimentar", no canto superior esquerdo da tela, quando assistir a um Stories que use o filtro.

O Instagram vem investindo em diversas ferramentas para combater o bullying dentro da plataforma. Segundo a empresa, as Diretrizes da Comunidade sempre proibiram o assédio moral. Recentemente, a rede social também disponibilizou um guia parental para evitar que os adolescentes, maiores vítimas de bullying, corram perigo online.

As mudanças anunciadas hoje foram lançadas globalmente em homenagem ao Mês Nacional de Prevenção de Bullying nos Estados Unidos, à Semana Anti-Bullying no Reino Unido e aos esforços anti-bullying no mundo todo.

Via Instagram

Por que apareço online no Instagram mesmo sem estar? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.