Rainbow Six: Siege é um dos jogos que mais cresce nos esports. O FPS da Ubisoft tem um calendário de campeonatos estruturado ao redor das temporadas do jogo e grandes organizações já têm line up no R6. Além disso, o título recebe atualizações frequentes com novos operadores e mapas. Veja, a seguir, como funciona o cenário competitivo de Rainbow Six, desde as ligas nacionais até as internacionais.

Temporadas do ano

Após a Season 7, as temporadas de Rainbow Six: Siege passaram a ser divididas em períodos de seis meses: entre junho e novembro e entre dezembro e maio. Ao longo das temporadas acontecem os dois maiores torneios para os times brasileiros: o Brasileirão de Rainbow Six (conhecido como BR6) e a ESL Pro League LATAM, que garante vaga para as finais da ESL Pro League. Já no meio das temporadas, em agosto e fevereiro, acontecem os maiores eventos mundiais de Rainbow Six: o Six Major e o Six Invitational, que reúnem as melhores equipes do mundo.

ESL Pro League

As temporadas da ESL Pro League têm duração aproximada de seis meses, e acontecem paralelamente às Seasons do jogo. Elas são divididas em quatro qualificatórios regionais, a EPL LATAM (América Latina), a EU (Europa), a NA (América do Norte) e a ASIA (Ásia e região do Pacífico). Atualmente, os qualificatórios europeu, norte-americano e latino-americano funcionam de maneira diferente do qualificatório asiático, que utiliza o formato de mata-mata.

No formato NA/EU/LATAM, os times se enfrentam em confrontos melhor de uma partida (MD1), e cada time enfrenta todos os oponentes duas vezes, em um sistema de ida e volta. Os dois primeiros colocados se qualificam para as Finais da ESL Pro League, enquanto os dois últimos disputarão a permanência na Pro League seguinte contra os times da ESL Challenger League. Os vencedores de cada qualificatório conseguem uma vaga para as Finais da ESL Pro League, que acontecem ao fim da temporada e reúnem equipes do mundo todo.

Brasileirão de Rainbow Six

O Brasileirão sofreu mudanças na temporada que começou em setembro de 2018. O torneio nacional de Rainbow Six passou a acontecer ao longo de um ano completo, compreendendo o período de duas Seasons do jogo. Com isso, o BR6 passou a ter intervalos para janela de transferência e pausas para torneios internacionais, mas ganhou em quantidade de partidas.

O formato é: os oito times se enfrentam em confrontos melhor de duas partidas (MD2) em um sistema de ida e volta. Os quatro primeiros colocados disputam os Playoffs em um sistema de Escalada. Já os quatro lanternas da tabela participam de uma Escalada reversa, onde os times se enfrentam progressivamente até o último colocado. O perdedor do confronto final é rebaixado para a Série B do BR6.

Six Major e Six Invitational

Os dois maiores torneios internacionais da temporada de Rainbow Six: Siege têm formatos distintos. De um lado, o Six Invitational ocorre no início do ano, em fevereiro, e une equipes convidadas e classificados por qualificatórios. Do outro, o Six Major ocorre no meio do ano, em agosto, e reúne times que vêm de qualificatórios regionais similares ao da ESL Pro League, que se enfrentam inicialmente em uma Fase de Grupos e depois em uma Fase Mata-Mata.

Vale ressaltar que os torneio não ocorrem no intervalo entre as temporadas, mas no meio delas. O Six Major acontece em agosto, no meio da temporada de junho a novembro, e o Six Invitational acontece em fevereiro, no meio da temporada de dezembro a maio.

Os grandes times no Brasil e no mundo

Grandes organizações de esports têm ou já tiveram line ups de Rainbow Six: Siege, como a PENTA E-sports, Fnatic, Evil Geniuses, G2 Esports, Rogue e CLG. Porém, a maior curiosidade do R6 mundial é ter grandes organizações estrangeiras com line ups brasileiras: é o caso da FaZe Clan, Team Liquid, Ninjas in Pyjamas e Immortals.

...

As equipes são compostas por brasileiros e também competem regionalmente no Brasil. Dessa forma, o Brasileirão de R6 conta com as já citadas organizações estrangeiras dividindo espaço com tags brasileiras, como a Pain Gaming, Bootkamp Gaming, Team oNe e ReD DevilS.

E um dos títulos mais importantes do cenário internacional já foi conquistado por uma equipe brasileira. Em maio de 2018, a Team Liquid, de Leo “ziG” Duarte, André “nesk” Oliveira e Thiago “xS3xyCake” Reis, oconquistou a ESL Pro League Season 7.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.