O ENEM 2018 já está em contagem regressiva com o início das provas em 4 de novembro. A menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio, estudantes em ritmo de revisão podem utilizar serviços online com questões grátis para resolver. Sites disponibilizam simulados completos e provas de anos anteriores grátis para ajudar na preparação. Entre eles, estão o Me Salva, o Mecflix, do Governo Federal, e o Geekie Game, com elementos de jogos. Uma vantagem está em dispensar o uso de livros e apostilas físicos, que podem ser volumosos e pesar na mochila.

Para decidir qual plataforma combina mais com você, confira a seguir seis sites com conteúdo para o ENEM 2018. Os acessos aos endereços eletrônicos podem ser realizados através de navegadores conhecidos no mercado como Google Chrome e Firefox.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Me Salva

Um dos serviços mais completos de educação online, o Me Salva (www.mesalva.com) conta com uma variedade de conteúdos voltados especificamente para o ENEM 2018. Apesar de oferecer materiais pagos, o site permite acessar provas de anos anteriores e vários tipos de simulados para treinar. Também é possível acessar uma lista de apostilas com todas as matérias e assuntos que vão cair na prova unificada. O único requisito é a criação de uma conta gratuita com e-mail, número de celular e senha.

2. Blog do Enem

O Blog do Enem (blogdoenem.com.br) tem uma seção de simulados com diversos conteúdos do ENEM 2018. O usuário pode selecionar as disciplinas Matemática, Português, Física, Química, Biologia, entre outras e, em cada uma delas, optar exatamente o assunto que deseja treinar. Para cada matéria há entre 10 e 40 temas diferentes para explorar nas listas de questões. A vantagem do Blog do Enem é que, além de gratuito, o serviço não exige cadastro para usar.

3. Mecflix

A Mecflix (mecflix.mec.gov.br) é a plataforma oficial do Ministério da Educação com vídeos didáticos voltados para o ENEM. Embora seja um serviço de videoaulas, o material costuma trazer também questões de vários temas, acompanhados de explicações. Essa é uma maneira diferente de responder a perguntas e treinar para o exame nacional, já que é possível pausar o vídeo e tentar responder antes do professor apresentar a solução correta. O site requer apenas um cadastro gratuito para funcionar.

4. Curso Enem Gratuito

Outro site que exige apenas um cadastro breve é o Curso Enem Gratuito (cursoenemgratuito.com.br). Ele disponibiliza diversas aulas e simulados grátis para acessar online, de onde quiser. A plataforma separa o conteúdo em 15 disciplinas, cada uma tem uma série de aulas e provas para testar os conhecimentos aprendidos. O site mapeia o progresso do aluno em cada assunto e mostra a contagem de erros e acertos de todas as respostas. Assim, é possível obter um panorama geral de desempenho, independentemente da matéria.

5. Ensino Médio Digital FGV

O portal Ensino Médio Digital da Fundação Getúlio Vargas (ensinomediodigital.fgv.br) oferece um banco de simulados e testes gratuitos criados nos moldes do ENEM. O usuário pode selecionar as áreas de conhecimento conforme a divisão oficial da prova do MEC, como "Linguagens, Códigos e suas tecnologias", por exemplo, e acessar as questões pela Internet. O site grava um histórico de desempenho para ajudar o aluno a avaliar o progresso com o passar do tempo. Para acessar o conteúdo é preciso preencher um cadastro mais longo, mas não é necessário pagar nada.

6. Geekie Games

...

O Geekie Games (geekiegames.geekie.com.br) é uma plataforma online de ensino que aposta na gamificação para facilitar o aprendizado, ou seja, aplica recursos de jogos na exposição das matérias. O site oferece videoaulas, exercícios e simulados de todas as disciplinas em um sistema fácil de usar. A maioria dos simulados é disponível apenas para contas pagas, mas há uma boa oferta de material gratuito para explorar. Além disso, o Geekie Games conta com um simulador do SiSu, que calcula o desempenho do aluno de acordo com a nota e o peso de provas em anos anteriores.

Existe algum perigo em fazer compras online? Dê sua opinião no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.