Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O volume de links com vírus no Facebook só cresce, e todas as iniciativas para reduzir essa praga são válidas. A mais nova dela é da ESET, que lançou um antivírus dedicado especialmente ao feed da rede social. O ESET Online Scanner para Facebook é um aplicativo que opera via navegador e pode ser usado no seu perfil de forma gratuita para evitar uma contaminação. Os golpes são muitos e a maioria é vítima da curiosidade: os usuários clicam em links que prometem de cenas de nudez, brindes e notícias.

Morte do criador de Chaves é usada para espalhar vírus pela internet

ESET lança antivírus dedicado a encontrar ameaças no Facebook (Foto: Reprodução)ESET lança antivírus dedicado a encontrar ameaças no Facebook (Foto: Reprodução)

Segundo a companhia de segurança digital, o próprio Facebook busca por traços de infecção sempre que o usuário acessa sua conta, como envio de spam ou links infectados. Caso algo errado seja detectado, o antivírus online entra em ação fazendo uma varredura detalhada no computador.

O Facebook continua podendo ser usado enquanto a análise é realizada, e a ideia é que o computador não sofra com perda de desempenho, pois o ESET utiliza um sistema de assinatura com baixo impacto na máquina.

Ao final, uma lista de ações é exibida para que a vítima acione as providências, como em qualquer outro software antivírus que esteja instalado no seu computador.

A ESET juntou-se à F-Secure e Trend Micro, que já ofereciam soluções de antivírus similares em parceria com o Facebook para frear o compartilhamento de links maliciosos pela web.

Para usar busque por ESET Online Scanner para Facebook ou acessar socialmediascanner.eset.com.

Qual o melhor antivirus grátis? Veja no Fórum do TechTudo. 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.