Manter-se como a ferramenta de busca padrão do iPhone (iOS) custa caro ao Google: US$ 9 bilhões ao ano, o equivalente a cerca de R$ 33,3 bilhões, segundo o site americano Business Insider. A prioridade dentro do sistema móvel da Apple é importante para o buscador mais popular do mundo, pois grande parte do seu lucro ainda se baseia em anúncios direcionados nos resultados das pesquisas e em outros serviços. O curioso, no entanto, é que a Apple costuma a se opor à coleta dados para direcionar propagandas, a fim de preservar a privacidade dos usuários.
Quer comprar iPhone barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo
Este valor parte de uma estimativa de um analista do grupo financeiro Goldman Sachs, já que nem a Apple e nem o Google revelam a quantia exata. Em relatórios financeiros recentes, a Apple listou “licenciamento” como um dos maiores responsáveis pelo crescimento nas vendas de seu segmento de serviços. Isso inclui o dinheiro recebido pelo contrato com a gigante de Mountain View.
Outros cálculos, mais conservadores, apontam cifras de US$ 3 a 4 bilhões (cerca de R$ 11 a 15 bi). Há apenas um número oficial antigo, registrado em um documento judicial; em 2014, o Google pagou US$ 1 bilhão (R$ 3,7 bi). Já a estimativa mais alta, também da Goldman Sachs, diz que em 2019 a Apple pode chegar a receber US$ 12 bilhões (R$ 44,4 bi) para continuar com o Google como a ferramenta de busca primária no Safari, na Siri e em outras partes de seus dispositivos.
De qualquer forma, o acordo entre as companhias parece bastante favorável para ambas. A Apple ganha bilhões de dólares de modo bem simples e o Google tem espaço privilegiado entre os usuários de iPhone e iPad. É um contingente imenso de consumidores servido ao buscador, que, assim como o Facebook, lucra com o uso das informações dos usuários.
Serviços da Apple
A rápida ascensão dos serviços da Apple tem entusiasmado investidores. O setor, que abrange a venda de aplicativos, a garantia AppleCare e assinaturas como Apple Music e iCloud, atingiu rendimentos de US$ 36 bilhões (R$ 133 bi) nos últimos 12 meses, uma alta de 28% em relação ao ano anterior. O comércio de serviços e produtos em que as pessoas pagam constantemente deixa a empresa menos dependente da venda de smartphones, um produto que os consumidores compram, em geral, com intervalo de anos.
No entanto, a revelação de que uma parcela enorme dessa receita vem do contrato com o Google pode significar que o segmento de serviços da Apple não vai tão bem assim. Ca
Via Business Insider, BGR, Bloomberg e Recode
Qual smartphone da Apple vale mais a pena comprar? Confira no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Magic Select: Paint 3D ganha função muito parecida com Adobe Photoshop
- FIFA 20: demo terá 10 times e chega no dia 12 de setembro
- Como criar álbuns e organizar suas fotos no Google Fotos?
- iOS 14 beta: como baixar versão de testes do sistema do iPhone
- Lançamento do OnePlus 6T é remarcado por causa da Apple; entenda o caso
- Chrono Trigger comemora 20 anos; relembre a hist?ria do popular RPG
- Como usar a lista de Melhores Amigos no Instagram
- Como criar documentos colaborativos no Word, PowerPoint e Excel para Android
- FIFA 19: saiba como jogar o novo modo competitivo Division Rivals
- Brasileiros lançam 9 de Julho, game que leva o jogador à Revolução de 32
- Valorant: jogador Sinatraa nega acusação de abuso sexual de ex-namorada
- The Elder Scrolls V Skyrim: saiba como vender itens no game
- Instagram beta testa função arquivar que esconde fotos no perfil
- Mirror's Edge é um dos jogos gratuitos da Xbox Live em setembro
- Apple Watch 2 tem data e preço de lançamento no Brasil
- Como consultar CPF no cadastro de celular pré-pago da Anatel
- Testamos o Apple Watch: rel?gio inteligente para iPhone inova at? demais
- Blocos de Carnaval 2020 SP: como encontrar bloquinhos com o app Quicko
- Como fazer recarga de Sky Pré-Pago pela internet
- Diablo 3 será lançado para Nintendo Switch e terá itens de Zelda