Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

O novo iPhone XS é resistente não somente à água doce e poeira, conforme se tornou comum no mercado devidi à certificação IP68, mas também a outros tipos de líquidos, como sucos, chá quente e até mesmo vinho e cerveja. Essas são as conclusões do site especializado Cnet após uma bateria de testes que verificou as promessas da Apple durante o lançamento do celular. No Brasil, no entanto, o XS ainda não é vendido e nenhum outro smartphone no mercado oferece proteção similar, de acordo com as principais fabricantes.

Anunciado em setembro de 2018, nos Estados Unidos, o novo smartphone da Apple repete o visual do iPhone X e traz melhorias na ficha técnica, câmera dupla e é acompanhado de uma edição maior, o iPhone XS Max. O telefone é encontrado no comércio americano a partir de US$ 999 (cerca de R$ 3.100 mil em conversão direta).

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR: Apple faz lançamento de celulares

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR: Apple faz lançamento de celulares

A ideia de verificar a resistência do novo iPhone em diferentes líquidos partiu do próprio lançamento do celular, que, segundo a Apple, foi testado em água salgada, vinho, chá e cerveja. Segundo a Cnet, a análise foi concentrada em cenários do cotidiano, como derramar suco no celular e deixá-lo cair na piscina, por exemplo.

O primeiro teste foi realizado em uma piscina com profundidade de 1,8 metro por meia hora, com cronometro e tela ligados. Segundo o site, após retirar o celular e enxaguar resíduos de cloro e secá-lo, o iPhone manteve o funcionamento correto, com exceção da caixa de som, que reproduzia áudios abafados. O problema desapareceu por completo dois dias depois, quando toda a água em volta dos alto-falantes secou por completo.

A análise também considerou outro tipos de líquidos que, a princípio, não estão cobertos pela certificação IP68. O celular foi alvo de derramamento de suco de laranja, depois de chá quente, e, até mesmo, vinho, cerveja e submersão em água do mar por alguns segundos. Apesar disso, nenhum problema foi registrado após os testes.

Confira o vídeo na íntegra:

O que dizem as outras fabricantes

A certificação IP68 não é exclusiva da Apple e é empregada por grande parte das fabricantes da atualidade. Esse selo, no entanto, requer resistência contra infiltração de água em até 2 metros de profundidade por meia-hora, ou seja, não exige tolerância à cerveja, vinho, chá e água do mar.

O TechTudo entrou em contato com as maiores fabricantes do Brasil para obter informações sobre a resistência de celulares à prova d'água quando estão em contato com outros tipos de líquidos. Segundo a Motorola, os smartphones da marca são resistentes apenas a respingos d’água.

De acordo com a LG, os testes para obter a certificação IP68 são feitos em laboratório com água doce. “Isso significa que não podemos afirmar, baseado em nenhuma certificação, que nossos aparelhos são resistentes a outros líquidos”, explica. A marca ainda recomenda que, caso os celulares seja expostos a sucos, bebidas, entre outros, o ideal é que “sejam lavados o mais breve possível com água doce”.

Review do Galaxy S9 Plus

Review do Galaxy S9 Plus

A Samsung explica que, segundo o manual do Galaxy S9, “se você mergulhar o aparelho em qualquer líquido que não seja a água, como água salgada, bebidas alcoólicas ou água ionizada, ele entrará mais rápido no aparelho”.

“No momento, nem a Positivo e nem a Quantum possuem celulares com esse tipo de resistência”, diz a fabricante de modelos como o Quantum You 2.

Via Cnet

Qual será o preço do iPhone XS no Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo

Como consertar celular que caiu na água

Como consertar celular que caiu na água

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.