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Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Jogos competitivos como League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e DotA 2 chamam cada vez mais atenção com os esports. Mas o sucesso das competições hoje em dia é fruto de anos de investimento de desenvolvedoras, organizações e jogadores. Nos anos 2000, por exemplo, jogos que fizeram sucesso nas lan houses alavancaram a cena competitiva, que ganhou cada vez mais players, espectadores e torneios. Relembre, a seguir, cinco games que impulsionaram os torneios de videogames nos primeiros anos do século XXI.

Counter-Strike

Counter-Strike foi uma das maiores febres nas lan houses do Brasil e do mundo. O FPS da Valve, que teve sua primeira versão lançada em 2000 como uma modificação de Half-Life, também levou muitos jogadores a ganharem gosto pelas competições. A brincadeira começou com times amadores em pequenos campeonatos. Com o sucesso, no entanto, os eventos cresceram e premiaram valores altíssimos para a época.

Entre os times brasileiros que brilharam no competitivo de CS 1.6 nos anos 2000, vale destacar a MIBR (Made In Brazil), que bateu de frente com os melhores times do mundo, como Fnatic e Team 3D, e trouxe taças importantes para casa, como a ESWC 2006.

Warcraft III

Lançado pela Blizzard em 2002, Warcraft III aproveitou bem as qualidades dos jogos anteriores da franquia e chamou ainda mais a atenção dos fãs de RTSs. Além do sucesso de público, o título movimentou os grandes eventos de esportes eletrônicos do período. O game marcou presença na World Cyber Games a partir de 2003, ano de lançamento da expansão Warcraft III: The Frozen Throne, e teve prêmio total de US$ 57 mil (cerca de R$ 210 mil em conversão direta) no GAME-X 2007, a maior premiação do game nos anos 2000.

Muitos jogadores, como o sul-coreano Jang "Moon" Jae Ho e o holandês Manuel "Grubby" Schenkhuizen, acirraram a rivalidade do período e ganharam grandes premiações. Apesar de ter sido lançado há mais de 15 anos, Warcraft III é jogado até hoje e ainda recebe atenção da desenvolvedora.

Quake

Depois do sucesso de Quake I e Quake II na década de 1990, nos anos 2000 Quake III Arena, Quake 4 e Quake Live brilharam. Embora o Counter-Strike fosse o FPS mais querido na época, muitos usuários preferiam deixar o trabalho de equipe de lado e focar apenas na habilidade individual em duelos um contra um no jogo da id Software. Famosas organizações de esportes eletrônicos, como SK Gaming, Fnatic e mousesports, patrocinaram jogadores do game em competições que chegaram a ter premiações de até US$ 100 mil (cerca de R$ 400 mil).

Entre os jogadores mais famosos, destaque para o sueco Johan "Toxjq" Quick e o norte-americano Shane "rapha" Hendrixson. Ambos conquistaram quase US$ 300 mil (cerca de R$ 1,2 milhões) em premiações de torneios de Quake.

Fifa

Desenvolvido pela Eletronic Arts, a franquia Fifa entrou nas grandes competições com o Fifa 2000, na primeira WCG da história. Depois isso, o game de futebol marcou presença em outros eventos da WCG e teve outros mundiais paralelos. Fifa continua firme até hoje no competitivo e conta com grandes organizações e profissionais em sua cena.

Nos anos 2000, os brasileiros Thiago "Zé Colmeia" Carriço e seu irmão Bruno "Carriço" Carriço foram destaque no cenário de Fifa. Zé Colmeia foi campeão do mundial da categoria em 2004, que ocorreu em Zurique, Suíça, enquanto Carriço ganhou destaque ao conquistar o vice-campeonato na WCG 2004 e faturar US$ 10 mil (cerca de R$ 40 mil).

Super Smash Bros. Melee

A fama de jogos como Street Fighter e Tekken podia ser maior na época, mas foi Super Smash Bros. Melee. que se destacou no competitivo dos anos 2000. A movimentação da comunidade norte-americana de Smash Bros, que começou cim Super Smash Bros de 1999, fez com que a franquia adquirisse um patamar jamais esperado por um game feito sem qualquer pretensão competitiva.

O jogo apareceu em diversas edições da MLG (Major League Gaming) e teve a ajuda da própria comunidade para aumentar o número de eventos e premiações. Com o sucesso, o game chegou a aparecer no maior campeonato de jogos de luta do mundo, a Evolution Championship Series (EVO) 2007. Nesse período, o jogador mais famoso foi Ken "Ken" Hoang, que ganhou mais de US$ 50 mil em premiações (cerca de R$ 200 mil) na categoria.

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