A Qualcomm anunciou novas antenas do tipo mmWave voltadas para as futuras redes 5G, cuja velocidade poderá ser até 50 vezes maior que o atual 4G. Os equipamentos da série QTM052 são 25% menores que gerações anteriores do mesmo componente. Destinadas a aparelhos conectados à rede de quinta geração, essas antenas são elemento central no processo de adoção da tecnologia, que deve decolar no ano que vem.

As novas antenas fazem parte do catálogo de componentes da Qualcomm para oferecer conectividade com a nova geração móvel e devem aparecer em celulares e tablets equipados com o modem X50.

Quer comprar celular com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo a Qualcomm, fabricantes podem integrar até quatro dessas antenas do tipo em dispositivos, para melhorar a capacidade do aparelho em detectar sinal e manter uma conexão estável com a rede.

Esse detalhe é importante, já que a inclusão de múltiplas antenas num mesmo celular pode representar desafios de design importantes. Mesmo com a redução de 25% nas dimensões da antena frente a geração anterior, o novo módulo da Qualcomm ainda é relativamente grande, como a imagem mostra.

O tamanho físico da antena tem relação com o tipo de trabalho que ela realizará, a comunicação com as frequências altas do 5G. Essas faixas de sinal garantem a alta velocidade do padrão tecnológico. Por outro lado, são mais suscetíveis a oscilações e interferências.

Em termos de especificações, a QTM052 opera nas chamadas frequências altas, transitando entre as bandas de 26,5 a 29,5 GHz (n257), 27,5 a 28,35 GHz (n261) e 37 a 40 GHz (n260). Frequências abaixo dos 6 GHz precisam de antenas dedicadas também desenvolvidas pela Qualcomm.

Via

... Qualcomm, Anand Tech e Venture Beat

Tela do Samsung Galaxy S5 não liga: o que fazer? Usuários respondem no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.