O Google deixou mais fácil o controle dos dados dos usuários na Internet, inclusive o histórico de buscas. A partir desta quarta-feira (24), será possível acessar as atividades realizadas no buscador diretamente pela página de pesquisa, por meio do botão "Controle seus dados de buscas no Google". Antes, essa seção ficava dentro das configurações da conta. A mudança já está disponível na web, tanto para desktop quanto dispositivos móveis, e deve chegar aos aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS) nas próximas semanas.

A medida vem depois do escândalo de vazamento de informações do Google+, que levou a empresa a trabalhar em soluções para aumentar a privacidade e a segurança de seus produtos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com o recurso mais acessível, o usuário pode visualizar e apagar atividades de pesquisa, além de regular todos os ajustes de proteção dos dados. Por exemplo, para gerenciar o tipo de publicidade exibida está disponível a opção de "Personalização de anúncios". Também é possível decidir quais informações o Google poderá salvar na sua conta.

Toda movimentação feita a partir dos serviços do Google gera dados, que servem para que a companhia personalize a experiência de cada pessoa na plataforma. No caso da busca, as informações coletadas incluem os termos procurados, os links clicados e a localização na hora da consulta. Assim, são direcionados os resultados e anúncios, para que possam ser mais eficientes em despertar o interesse dos usuários.

Vazamento

Em março, foi descoberta e corrigida uma falha que expôs dados de cerca de 500 mil usuários da rede social Google+. O erro nas Interfaces de Programa de Aplicação (APIs) permitiu a 438 aplicativos conectados ao serviço acessarem dados restritos dos usuários, segundo a empresa. O Google também afirma não haver registros de mau uso e nem mecanismos de identificação dos perfis afetados. A utilização indevida de dados pessoais pela

... s empresas de tecnologia tem sido tema frequente de críticas, principalmente, após as polêmicas envolvendo o Facebook, como o caso Cambridge Analytica.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.