Os torneios de jogos eletrônicos surgiram muito antes do sucesso de títulos como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e League of Legends (CS:GO). Na década de 1980, jogos famosos protagonizaram competições e fomentaram os esports. Sem Internet e lan houses, os games se popularizavam em sua maioria por meio de arcades, ou de consoles extremamente modernos para a época, como o Atari. Relembre, a seguir, cinco jogos que marcaram a geração 80 e impulsionaram os esports.

Space Invaders

Lançado pela Taito em 1978, Space Invaders foi o primeiro grande sucesso dos arcades. No jogo você controla uma arma laser, e a utiliza para destruir alienígenas, os impedindo de atingir a parte inferior da tela. Ao mesmo tempo em que incorpora a jogabilidade de títulos como Breakout e Gunfit, Space Invaders tem elementos sci-fi de produções como Star Wars e Guerra dos Mundos.

Em 1980 aconteceu o Space Invaders Championship, considerado o primeiro torneio de esports da história. Jogando no Atari, mais de 10 mil competidores se reuniram nas cidades norte-americanas de Los Angeles, San Francisco, Fort Worth, Chicago e Nova York. A campeã foi Rebecca Heineman. Hoje, Rebecca é é programadora e desenvolvedora de jogos, e já trabalhou em empresas como EA, Microsoft e Ubisoft.

Paperboy

Lançado pela Atari Games em 1985, Paperboy coloca o jogador no papel de um garoto entregador de jornais. O objetivo é entregar jornais aos assinantes durante uma semana, vandalizar as casas dos não-assinantes e evitar os perigos da rua. Lançado inicialmente para arcades, o jogo foi portado para consoles e PCs em 1986.

A contribuição de Paperboy para os esports é curiosa. O jogo fez parte do programa britânico First Class, da BBC TV. Exibido na década de 80, First Class colocava estudantes para disputar uma série de perguntas e respostas sobre cultura geral e popular, e em partidas de "videogames inovadores". O programa tornou-se famoso pelo uso de imagens de jogos na TV, algo que na época era raramente visto.

Pac-Man

Lançado pela Namco em 1980, Pac-Man foi fenômeno na década e se mantém até hoje como um dos jogos mais populares da história. No game, o objetivo é navegar por um labirinto cheio de bolinhas, que devem ser comidas pelo personagem. Enquanto isso, o jogador precisa fugir dos quatro fantasmas coloridos que perseguem o Pac-Man: Blinky, Pinky, Inky e Clyde.

Pac-Man é outro título que impulsionou os esports através da TV. Nos EUA, o game fez parte do programa Starcade, exibido pela TBS entre 1982 e 1984. O programa colocava competidores uns contra os outros em uma série de jogos arcade, podendo ser considerado como uma das primeiras produções voltadas para os esportes eletrônicos. Apesar disso, o primeiro campeonato mundial de Pac-Man aconteceu apenas em 2007.

Hyper Sports

Lançado pela Konami em 1984, Hyper Sports é a sequência de Track & Field, um dos principais jogos de esporte dos anos 80. No game, o jogador pode disputar sete diferentes modalidades olímpicas: nado, tiro ao alvo, mesa (ginástica), tiro com arco, salto triplo, levantamento de peso e salto com vara. Em 2018, a Konami anunciou uma nova versão do jogo, Hyper Sports R, para Nintendo Switch.

Hyper Sports foi outro título que integrou o programa First Class. O programa utilizou, especificamente, as modalidades de tiro ao alvo e ginástica.

Centipede

Lançado pela Atari, Inc. em 1981, Centipede foi um dos títulos de maior sucesso da era de ouro dos videogames. Aqui, o jo

... gador é representado por uma espécie de tipo de cabeça humanoide, que deve atirar com um laser em centopéias, aranhas, escorpiões e pulgas. A rodada é concluída ao eliminar a centopéia gigante que desce pelo campo. O game teve versões mais recentes lançadas para PlayStation 2 (2004), Xbox 360 (2007) e dispositivos Apple (2008).

Centipede foi outro título que integrou o Starcade. O programa utilizava três filas de oito arcades para três jogos diferentes: Defender, Pac-Man e Centipede.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.